Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Gordon Murray Automotive: Revelados os nomes dos 25 chassis T.50s Niki Lauda, com referência portuguesa

Gordon Murray T.50s “Niki Lauda”, a versão de pista que custa mais de 3.5 milhões de euros

By on 22 Fevereiro, 2021

A Gordon Murray Automotive revelou o novo T.50s “Niki Lauda”, a variante mais extrema do hipercarro T.50. A empresa decidiu homenagear o três vezes campeão do mundo de Fórmula 1, Niki Lauda, não só ao dar o seu nome à versão, mas também ao apresentá-lo no dia do aniversário do ex-piloto. “O T.50s é nomeado em homenagem a Niki para comemorar a famosa vitória com o Brabham BT46B no Grande Prémio da Suécia de 1978. Niki era um grande piloto e também um bom amigo e é absolutamente adequado que estejamos a lançar o T.50s Niki Lauda no dia do seu aniversário”, revelou o Professor Gordon Murray.

Passando para especificações, o T.50s pesa 852 kg, ou seja, está mais leve do que a versão de estrada que se fica pelos 986 kg. Por outro lado, o motor V12 de 3.9 litros atmosférico está ainda mais potente e passa dos 654 para os 725 cavalos e, para além disso, tem o “redline” às 12100 rpm. Como podemos ver nas fotos da galeria em cima, o T.50s Niki Lauda recebe vários apêndices aerodinâmicos que em conjunto garantem, segundo a própria marca, 1500 kg de downforce.

Quanto ao interior, o condutor continua a sentar-se ao centro. Contudo, o T.50s só tem lugar para um passageiro (o T.50 tem três), à esquerda do condutor, enquanto o da direita é substituído por um painel e pelo extintor. Por fim, a Gordon Murray Automotive revela que apenas vão ser produzidas 25 unidades do T.50s Niki Lauda, com o preço a começar nos 3.1 milhões de libras, mais de 3.5 milhões de euros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)