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Governo alemão propõe incentivos ao abate de modelos diesel para reduzir poluição

By on 3 Outubro, 2018

O AUTOMAIS já lhe tinha revelado o plano audacioso do Governo alemão, juntamente com a indústria automóvel germânica, para efetuar melhorias nos modelos diesel antigos, acrescentando, agora, um esquema de incentivos ao abate.

Segundo a Reuters, dentro do plano de melhoria do ambiente do Governo alemão, as 14 cidades alemãs com a pior qualidade de ar serão elegíveis para um programa de modernização das motorizações diesel existentes ou, no seu lugar, um esquema de incentivo ao abate dessas viaturas.

Se é verdade que a Volkswagen – escaldada pelo Dieselgate – aceito o plano de modernização do “hardware” das viaturas diesel mais antigas, a maioria dos construtores prefere o esquema de incentivo ao abate. Mas o Governo quer a colaboração da indústria no pagamento desses incentivos, algo a que a VW torce o nariz. Os restantes olham para o incremento de vendas que teriam e por isso continuam a preferir esta última solução.

A Mercedes já veio apoiar as propostas governamentais e deu luz verde para as modernizações dos veículos e, também, para o incentivo ao abate, oferecendo 10 mil euros de desconto num carro novo contra a entrega de um diesel antigo. No cado da BMW serão 6 mil euros enquanto a Renault oferece, também, 10 mil euros.

O PSA Group está menos recetivo a ideia da modernização dos modelos mais idosos, mas apoio o esquema de incentivo ao abate de modelos mais antigos. Mas Carlos Tavares, CEO do PSA Group já veio dizer, em declarações á Reuters, que “não tenho a certeza de quem vai pagar. E acredito que a responsabilidade não seja dos construtores, porque quando esses veículos foram vendidos, cumpriam a legislação.”

Independentemente das opiniões de cada um, as modernizações de modelos antigos e os incentivos ao abate vãos ser uma realidade, com a primeira medida a custar entre 6,3 e 12,5 mil milhões de euros (se os 2,5 milhões de veículos fizeram a modernização), ou seja, um custo entre 2500 e 5mil euros por cada veículo. A segunda medida dependerá da adesão dos consumidores, mas com tamanhos descontos, prevê-se um aumento de vendas significativo na Alemanha.

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