Fiscalização: Excesso de velocidade foi a infração mais comum em 2023
Sinistralidade: 2023 viu 36.595 acidentes com vítimas em Portugal

Governo vai investir 520 milhões de euros da “bazuca europeia” para melhorar estradas portuguesas

By on 18 Maio, 2021

O Primeiro-Ministro, António Costa, revelou que dos 54 mil milhões de euros do fundo de recuperação da União Europeia, também conhecido como “Bazuca europeia”, 520 milhões de euros são destinados à construção de novas estradas, mas também a requalificação de outras (plano completo em baixo). O anúncio foi feito na sede das Infraestruturas de Portugal, em Almada, durante a apresentação da Componente de Infraestruturas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

António Costa referiu ainda que “há muito menos tempo para execução destes projetos, porque todos os compromissos financeiros têm de estar assumidos até 2023 e toda a obra tem de estar executada até 2026”. Acrescentou ainda que estas obras “são mesmo decisivas para melhorar a competitividade, a nossa coesão territorial, para termos áreas de localização empresarial mais competitivas, melhores acessos fronteiriços e desviar o tráfego dos grandes centros urbanos”.

Perante isto, António Laranjo, presidente das Infraestruturas de Portugal, revelou que os 520 milhões de euros vão ser utilizados em três tipos de projetos distintos: Em primeiro lugar, 313 milhões de euros são destinados a “Missing Links e aumento da capacidade da rede”. Por outro lado, 142 milhões de euros serão utilizados para “acessibilidades rodoviárias às áreas de Acolhimento Empresarial” e, por fim, 65 milhões de euros nas “ligações fronteiriças”.

Veja o Plano de Recuperação e Resiliência na integra, aqui.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)