Opel Corsa Electric Yes: O mais vendido da Opel, agora por 29.990 euros
Grandland Hybrid: A nova proposta eletrificada da Opel já tem preço

Grandland X Hybrid4 é o primeiro híbrido Plug In da Opel

By on 13 Maio, 2019

A Opel acaba de revelar o seu primeiro híbrido Plug In: a base é o Grandland X e utiliza a mecânica do PSA Group com 300 CV e tração integral.

O SUV compacto da Opel passa a fazer parte do grupo dos veículos eletrificados com esta motorização que tem por base o bloco 1.6 litros Puretech a gasolina e dois motores elétricos alimentados por uma bateria de 13,2 kWh. O motor elétrico dianteiro está integrado na caixa automática de 8 velocidades, o segundo está no eixo traseiro e oferece a possibilidade de tração integral ao Grandland X.

Este é o mesmo sistema híbrido com carregamento externo que o PSA Group utiliza em outros modelos que estão baseados na mesma plataforma LMP2, como o DS7 Crossoback E-Tense 4×4 e que estará no futuro em outros veículos da Peugeot e da Citroen.

A bateria de iões de lítio recarrega-se em 50 minutos, o sistema tem um poderoso sistema de regeneração da energia vinda da travagem e da desaceleração e capacidade para rodar em modo puramente elétrico durante 50 quilómetros. O motor de combustão tem 200 CV, os dois motores elétricos debitam 109 CV cada um, pelo que a potência combinada é de 300 CV. O consumo, segundo o protocolo WLTP, é de 2,2 l/100 km com emissões de 49 gr/km de CO2. A bateria está colocada debaixo do banco traseiro, não roubando espaço na mala ou no habitáculo. O carregador interno é de 3,3 kWh e a tomada está colocada no lado oposto do bocal de abastecimento de gasolina. Com uma “Wall box” de 7,4 kWh, o carregamento é feito em menos de duas horas.

A Ope oferecerá a todos os clientes o seu serviço “Frre2Move” que dá acesso a 85 mil postos de recarregamento em toda a Europa, com um planeador de viagens incluído no sistema de navegação. O Grandland X Hybrid 4 também estará disponível com a última versão do sistema Opel Connect.

O carro estará à venda dentro de algumas semanas com as entregas aos clientes a serem feitas no início de 2020, sem preços, para já conhecidos, em Portugal, fazendo parte de uma ofensiva elétrica da Opel que mantém o e-Ampera à venda em alguns mercados, mas que verá a chegada de novos modelos nos próximos 20 meses, com o novo Corsa e o sucessor do Mokka X, como exemplos. E todos eles com eletrificação.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)