Opel: Frontera está de volta – veja as primeiras imagens
DS 3 e DS4: Novas versões híbridas para garantir economia

Grupo PSA compra Opel?

By on 14 Fevereiro, 2017

Juntos somos mais fortes! Surgiu a informação que o Grupo PSA poderá adquirir a Opel, num negócio que pode ‘atirar’ a nova parceria diretamente para o segundo lugar do pódio de vendas europeias de automóveis. A Volkswagen continua a ser o Grupo que mais vende, com que quota de mercado europeu de 23,9%, A Renault tem 10,2% e uma possível junção do Grupo PSA à Opel pode significar de imediato uma quota de 16,6%, permitindo um salto direto para o segundo lugar.

Sabe-se que desde 2012 que a General Motors e o Grupo PSA têm implementada uma Aliança, abrangendo, até à data, três projetos na Europa e gerando sinergias substanciais para ambos os grupos. Neste contexto, a General Motors e o Grupo PSA examinam regularmente possibilidades adicionais de expansão e de cooperação e nesse contexto o Grupo PSA confirma que, em conjunto com a General Motors, está a explorar inúmeras iniciativas estratégicas que visam melhorar a sua rentabilidade e eficiência operacional, incluindo uma possível aquisição da Opel, mas a verdade é que “neste momento não existe qualquer garantia de que um acordo será alcançado” revela fonte do grupo PSA.

A verdade é que se o negócio avançar, a fusão entre a Peugeot, Citröen, DS e Opel cria de imediato um dos maiores grupos europeus de automóveis. Recorde-se que o Grupo PSA é liderado atualmente pelo português Carlos Tavares. Segundo dados da Associação Europeia de Produtores Automóveis (ACEA) o grupo PSA foi em 2016, o terceiro com mais vendas em 2016, apenas superado apenas pelo grupo Volkswagen e pela Renault. Dividindo o ‘share’ do Grupo PSA, o terceiro a nível europeu, a Peugeot vendeu em 2016 na Europa 849 mil automóveis, a Citröen 532 mil unidades e a DS 64 mil unidades, sendo que a Opel, que é sexta classificada deste ranking, vendeu 928 mil unidades.

Trazendo a questão para o nosso país, isto significaria que a Renault perderia a liderança que detém, pois em Portugal esta fusão PSA/Opel daria de imediato origem ao grupo com mais vendas. No ranking português, a Renault é líder, seguida da Peugeot, a Volkswagen é terceira, seguem-se a Mercedes e BMW, a Citröen ocupa a quinta posição e a Opel, a sétima.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)