Como prolongar a vida do seu carro elétrico?
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Grupo Renault anuncia novo consórcio para a reciclagem de metais presentes nas baterias dos carros elétricos

By on 18 Março, 2021

O Grupo Renault anunciou um novo consórcio. De facto, une-se a Veolia, líder da gestão otimizada de recursos, e a Solvay, companhia de referência na área da ciência, com o objetivo de potenciar a economia circular na Europa dos metais presentes nas baterias dos carros elétricos, através de uma reciclagem em ciclo fechado. Os três parceiros pretendem estabelecer uma fonte segura e sustentável de metais estratégicos para a produção de bateria: o cobalto, níquel e lítio.

Através da inovadora tecnologia desenvolvida em conjunto pela Solvay e a Veolia, metais estratégicos que, anteriormente, eram recolhidos numa forma que só permitia a sua utilização metalúrgica, agora podem ser extraídos e purificados de forma a darem origem a matéria prima que pode ser reutilizada nas bateriasreduzindo assim, através deste ciclo fechado, a pegada ecológica das futuras baterias para automóveis elétricos.

“O Grupo Renault tem uma visão holística do ciclo de vida das baterias: reparar as baterias que estão na sua primeira-utilização para prolongar a sua vida útil, desenvolver aplicações para tirar partido de uma segunda-vida das mesmas no armazenamento de energia e, por fim, criar um processo de recolha e reciclagem das baterias. Hoje, com inegável orgulho, reforçamos o nosso compromisso com este esforço de reciclagem, na sequência da parceria com a Veolia e a Solvay. Com o crescimento da mobilidade elétrica, o nosso objetivo é implementar soluções inovadoras e com baixas emissões de reciclagem que trilhem o caminho para uma fonte de matérias estratégicas para a produção das baterias. Juntos, vamos alavancar uma presença forte e consolidada na cadeia de valor dos automóveis elétricos, para ganhar uma posição competitiva no mercado das matérias primas para baterias, gerando valor acrescentado, muito para além do nosso segmento de mercado tradicional”, diz Luca de Meo, CEO da Renault.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)