SEAT: 2023 foi ano de lucros históricos
A transformação mais ambiciosa da história da SEAT

Grupo VW: SEAT será concorrente da Alfa Romeo

By on 7 Agosto, 2018

Actualmente, alguns construtores parecem olhar para a Alfa Romeo como referência. A Hyundai, por exemplo, anunciou que quer transformar-se numa marca mais “sexy” do que a italiana e o Grupo Volkswagen, de acordo com o seu responsável máximo, Herbert Diess, pretende tornar a SEAT num concorrente directo da Alfa Romeo.

“Jovem, desportiva, apelativa e emocional, é com base nestes adjectivos que queremos melhorar a posição da SEAT no mercado,” afirmou Diess ao site Automotive News. “O mix de produtos da SEAT é bastante superior ao do passado recente, adicionalmente, no âmbito do Grupo Volkswagen, é o que atrai clientes mais jovens. Acredito que a marca tem muito potencial por explorar.”

O executivo alemão quer que a SEAT apele a consumidores jovens que não se lembrem ou que não tenham conhecimento do passado glorioso da Alfa Romeo. É uma estratégia para aumentar a quota de mercado da SEAT e captar novos clientes sem ideias preconcebidas em relação à marca.

Diess pretende reposicionar a SEAT no portefólio do Grupo Volkswagen. A Volkswagen continuará a ser a marca principal, a que promove maior volume de vendas, a Skoda permanecerá focada em oferecer propostas mais acessíveis em termos de preço, enquanto a SEAT representará a vertente mais desportiva do Grupo, principalmente através da insígnia “Cupra”, que é agora uma “submarca” independente de performance.

A SEAT está actualmente a desenvolver o seu terceiro SUV, exibirá o nome “Tarraco” e será lançado no fim do ano. O modelo assentará na mesma plataforma do Skoda Kodiaq e partilhará a sua linha de motorizações. Dependendo do mercado, os consumidores poderão optar entre motores a gasolina TSI de 1.5 e 2.0 litros, e ainda será oferecido um TDI de 2.0 litros.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)