Guia completo para leilões de carros usados online

By on 14 Outubro, 2019

Este mercado tem vindo a ganhar bastante popularidade nos últimos anos. É, por isso, cada vez mais normal que os vendedores de carros procurem este mercado em busca de um bom negócio.

De maneira a ter uma boa experiência, é necessário saber como funcionam os leilões de carros usados. Ainda que sejam totalmente realizados online, requer um trabalho prévio por parte do comprador. Por esse motivo, reunimos um conjunto de dicas para vingar no mundo dos leilões:

Pesquise…. Muito!

Os leilões online têm a particularidade de serem relativamente rápidos, levando os compradores, muitas vezes, a agir por impulso. Com a quantidade de recursos que tem à sua disposição, só vai mal preparado para um leilão quem quer! Visite o site da Adesa. Com a ajuda da sua pesquisa avançada, poderá filtrar a sua pesquisa com base nas características que bem entender. Nunca ouviu dizer que um homem prevenido vale por dois?

Crie uma shortlist

Após visitar vários stands, de certeza que vai encontrar carros que lhe interessam mais que outros. Tire notas e aponte os seus favoritos, em género de shortlist. Desta forma, chegará à conclusão que nem todos os leilões lhe vão interessar.

Defina o seu budget

Ter um budget bem definido é, também, extremamente importante para ser bem-sucedido neste meio. No decorrer de um leilão, é comum o comprador “deixar-se levar” e acabar por gastar mais do que estaria inicialmente disposto. Existem centenas, senão milhares, de leilões todos os dias. Não vale a pena perder a cabeça!

O leilão começou. E agora?

Existem várias estratégias que pode adotar durante os leilões de carros usados online. Com o tempo, irá certamente perceber qual a estratégia que mais se adequa a si. Passamos a enumerar-lhe algumas:

Começar com a sua bid mais elevada

É habitual pensar que começar por baixo é a melhor estratégia. E nalguns casos até pode ser verdade. Ainda assim, ao fazê-lo, está a correr um risco. Isto porque quanto mais baixa for a bid, maior a probabilidade de haver mais interessados. Experimente licitar uma quantia próxima da que está realmente disposto a oferecer. Vai ver que o leilão terá muito menos participantes!

Estratégia “Maratona”

Recomendamos a utilização desta estratégia apenas se tiver disponibilidade para acompanhar o leilão até que o mesmo termine. Utilizando este método, terá a possibilidade de licitar logo após outro comprador. Desta forma, todos os interessados irão perceber que está mesmo interessado na viatura. Alguns podem, inclusivamente, sentir-se intimidados e desistir.

Esperar até ao fim para licitar

Alguns compradores gostam de esperar que o leilão esteja a acabar para colocarem a sua bid. O objetivo deste método é vencer os restantes por os mesmos já não terem tempo de reagir. Ainda que esta seja uma estratégia plausível, é importante que conheça as políticas dos sites de leilões de carros usados. Alguns deles prolongam a sua duração caso isto aconteça.

E quando o leilão termina?

Quando o leilão chega ao fim, o vendedor tem cerca de 48 horas para aceitar ou recusar a licitação mais elevada. Caso a mesma seja aceite, o licitador vencedor tem 24 horas para confirmar a compra. Para que a compra fique concluída, é apenas necessário tratar de toda a documentação, junto do vendedor. Ainda assim, tenha atenção! Estes procedimentos podem variar de acordo com a plataforma de leilões online que utiliza.

Para saber mais sobre este mercado em crescimento, visite o website da Adesa.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)