BMW Vision Neue Klasse X: Concept car do futuro iX3 foi apresentado
Passeio dos Alemães: Máquinas germânicas na estrada com a chancela ACP

Há quatro cilindros da BMW que estão a completar o seu 50º aniversário

By on 31 Julho, 2022

A sede da BMW na cidade de Munique é um dos maiores ícones da marca. E neste ano, está a completar os primeiros 50 anos desde a sua inauguração, 26 meses depois do início da sua construção.

Entre os muitos prédios existentes na cidade de Munique, há um que é capaz de ser bem mais conhecido do que a grande maioria dos outros. A sede da BMW nesta cidade é representada pelo conhecido prédio de quatro cilindros, que inclui o logo da marca na zona superior.

Construído entre 1970 e 1972, o edifício sede da BMW precisou de 26 meses e 3,5 milhões de horas de trabalho para ficar pronto. Na sua construção, estiveram presentes 500 construtores e 200 arquitetos, engenheiros e desenhadores. E para formar a sua fachada, foram produzidos mais de três mil elementos num processo japonês de alumínio fundido, algo que nunca tinha sido feito na Europa. Na altura, todas as pessoas que colaboraram neste projeto eram provenientes de 12 nações, mas, atualmente, nas instalações da BMW em Munique trabalham pessoas de 104 países diferentes.

Além do prédio dos quatro cilindros, que se fosse projetado hoje, daria certamente lugar a uma versão de seis cilindros em linha, está também presente o museu da marca, mais conhecido como a “tijela” que se encontra próxima da sede. E mais tarde, literalmente do outro lado da rua, foi também construído o BMW Welt, onde todos podem conhecer um pouco mais sobre esta marca. No momento da apresentação da família de modelos “i”, totalmente elétricos, da BMW, os quatro cilindros foram transformados em quatro pilhas, graças a um complexo sistema de iluminação.

Para marcar o momento dos 50 anos desde a inauguração da sua sede, a BMW tem a decorrer uma exposição específica no museu da marca que também fez parte do projeto, e onde são exibidas diversas imagens e maquetes. Estará disponível até 3 de outubro deste ano e com entrada gratuita.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)