Há uma estrada no mundo em que pode e deve conduzir sem cinco de segurança

By on 8 Dezembro, 2020

Quando se fala em segurança rodoviária, um dos pontos frisados é a utilização do cinto de segurança. De facto, é obrigatório a utilização, contudo, há uma estrada no mundo em que nos pedem exatamente o contrário, andar sem cinto. Aliás, os condutores apanhados com cinto posto correm o risco de levar uma multa. Mas afinal, como é que isto é possível? Esta estrada situada na Estónia tem uma explicação que faz todo o sentido. Basicamente, a estrada liga a ilha de Hiiumaa com a Estónia, ou seja, é literalmente um troço de gelo no Mar Báltico. Não há infraestruturas associadas, apenas sinalização e confiança no gelo que substitui o alcatrão.

Perante isto, as autoridades decidiram que o melhor mesmo é atravessar esta “estrada” sem cinto de segurança, exatamente por motivos de… segurança. Pode parecer estranho, mas o motivo prende-se com a possibilidade de abandonar o veículo mais depressa caso o gelo quebre ou uma maior facilidade em realizar um resgate.

Esta história é realmente curiosa e mostra que os sistemas de segurança devem adaptar-se às circunstâncias. Por fim, de referir que esta “estrada” tem outras normas. Só é permitido circular durante o período de luz solar, os carros devem manter intervalos de três minutos e uma distância mínima de 250 metros, nenhum automóvel pode exceder as duas toneladas, a velocidade deve ser entre 10 e 25 km/h ou então entre 40 e 70 km/h. O período entre os 25 km/h e os 40 km/h não é permitido devido à criação de ressonâncias que podem quebrar o gelo e, claro, quem decide percorrer a estrada não pode voltar para trás.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)