Hennessey Venom F5 conquista um dos Red Dot Design Awards

By on 12 Abril, 2022

Os Red Dot Awards distinguem diversos dos produtos que se têm destacado com o seu desenho original e o Hennessey Venon F5 é agora um deles.

O construtor de automóveis do Texas ficou conhecido por fazer frente a muitos dos construtores “grandes”, com modelos capazes de bater recordes. É o caso do Hennessey Venon F5, criado praticamente com o propósito de ser o carro de produção mais rápido planeta, capaz de alcançar os 435 km/h.

E agora, o seu original desenho da carroçaria acaba de ser distinguido pelos Red Dot Awards, com comentários que incluem uma “qualidade de design excecional” ou “função define a forma”. Na avaliação do Hennessey Venon F5, foram destacadas as suas linhas mais vincadas, mas também as superfícies fluidas e suaves, mas que dão origem a conjunto simples e muito elegante.

O desenho do F5 tem única e exclusivamente a ver com a aerodinâmica, uma vez que foi com esse objetivo que foi desenvolvido. Segundo Nathan Malinick, o diretor de design da Hennessey, “Iniciámos este projeto com o objetivo de criarmos o carro mais rápido do mundo. À medida que o F5 evoluía e eram definidos os nossos objetivos na dinâmica, baseámo-nos simplesmente no conceito de que ‘a forma define a função’ para esculpir a carroçaria. Trabalhámos sempre em conjunto com a equipa de engenharia para moldar a besta com formas de inspiração aeroespacial, criando uma máquina bastante eficiente, ao mesmo tempo que também consegue ser bela”.

O fundador e CEO da empresa, John Hennessey acrescenta que “toda a equipa da Hennessey está extremamente orgulhosa de conquistar um prémio de design com tanto prestígio, logo na primeira tentativa. O Venom F5 tem sido um sonho meu durante os últimos anos, por isso, é bastante especial e gratificante reconhecer a sua beleza”.

O Hennessey Venom F5 conta com um motor V8 com dupla sobrealimentação e 6,6 litros de capacidade, que está instalado num chassis produzido inteiramente em fibra de carbono. A produção está limitada a 24 unidades, sendo que já estão todas vendidas. A mais recente foi a quinta a ser produzida, com a carroçaria pintada num vistoso tom Izamal Yellow.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)