Exorcist Camaro ZL1 ‘Final Edition’ é o tributo da Hennessey ao Chevrolet Camaro
Hennessey Venom F5 Revolution Roadster: Para quem quiser ficar (muito) despenteado

Hennessey Venom F5 conquista um dos Red Dot Design Awards

By on 12 Abril, 2022

Os Red Dot Awards distinguem diversos dos produtos que se têm destacado com o seu desenho original e o Hennessey Venon F5 é agora um deles.

O construtor de automóveis do Texas ficou conhecido por fazer frente a muitos dos construtores “grandes”, com modelos capazes de bater recordes. É o caso do Hennessey Venon F5, criado praticamente com o propósito de ser o carro de produção mais rápido planeta, capaz de alcançar os 435 km/h.

E agora, o seu original desenho da carroçaria acaba de ser distinguido pelos Red Dot Awards, com comentários que incluem uma “qualidade de design excecional” ou “função define a forma”. Na avaliação do Hennessey Venon F5, foram destacadas as suas linhas mais vincadas, mas também as superfícies fluidas e suaves, mas que dão origem a conjunto simples e muito elegante.

O desenho do F5 tem única e exclusivamente a ver com a aerodinâmica, uma vez que foi com esse objetivo que foi desenvolvido. Segundo Nathan Malinick, o diretor de design da Hennessey, “Iniciámos este projeto com o objetivo de criarmos o carro mais rápido do mundo. À medida que o F5 evoluía e eram definidos os nossos objetivos na dinâmica, baseámo-nos simplesmente no conceito de que ‘a forma define a função’ para esculpir a carroçaria. Trabalhámos sempre em conjunto com a equipa de engenharia para moldar a besta com formas de inspiração aeroespacial, criando uma máquina bastante eficiente, ao mesmo tempo que também consegue ser bela”.

O fundador e CEO da empresa, John Hennessey acrescenta que “toda a equipa da Hennessey está extremamente orgulhosa de conquistar um prémio de design com tanto prestígio, logo na primeira tentativa. O Venom F5 tem sido um sonho meu durante os últimos anos, por isso, é bastante especial e gratificante reconhecer a sua beleza”.

O Hennessey Venom F5 conta com um motor V8 com dupla sobrealimentação e 6,6 litros de capacidade, que está instalado num chassis produzido inteiramente em fibra de carbono. A produção está limitada a 24 unidades, sendo que já estão todas vendidas. A mais recente foi a quinta a ser produzida, com a carroçaria pintada num vistoso tom Izamal Yellow.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)