Xiaomi SU7: O primeiro passo no mundo dos veículos elétricos, com um preço surpreendente
Lamborghini: Novo logótipo da marca italiana

Hennessey Venom F5: mais de 1600 CV de músculo americano

By on 25 Agosto, 2018

A “Monterrey Car Week” e o “Pebble Beach Concours d’Elegance” têm sido palco para a revelação de novidades atrás de novidades, oparecendo querer roubar o protagonismo aos grandes salões internacionais. Depois do Bugatti Divo, do Lamborghini Aventador SVJ, do Audi PB18 e do Mercedes EQ SIlver Arrow, foi a vez de uma empresa norte americana, conhecida pelas suas excentricidades no que toca á personalização e “envenenamento” de modelos da Ford e outras marcas ou de produções próprias, lançar um superdesportivo. Ou melhor… o motor desse superdespotivo.

O carro chama-se Hennessey Venom F5, o motor é o TwinTurbo 7.6 litros V8 com mais de 1600 CV. Este propulsor irá permitir, reclama a Hennessey, que o Venom F5 seja capaz de ser “o primeiro carro de estrada capaz de ultrapassar as 300 mph” qualquer coisa como 482 km/h! Para isso, como reconhece John Hennessey, o patrão da Hennessey Performance Engineering, é preciso “um motor enorme com uma performance esmagadora e foi exatamente isso que fizemos.”

O bloco é um V8 de 7.6 litros que alimentado por um par de gigantescos turbocompressores alcança os 1600 CV e os 1760 Nm de binário. Wow!! Coloquemos estas cifras em perspetiva: o Bugatti Divo exibe 1480 CV e 1600 Nm de binário, extraídos do bloco W16 com 8 litros de cilindrada, estando limitado aos 380 km/h.

O bloco da Hennessey é feito em alumínio com camisas em aço (para maior fiabilidade, claro), tem uma compressão de 9,3:1 e cabeças em aço inoxidável.

Mais pormenores não foram avançados, mas um bem disposto John Hennessey referiu que “está muito confiante no sucesso” desta sua criação e confidenciou, mesmo, que 15 dos 24 Venom F5 disponíveis para venda já foram apalavrados. Falgtam apenas nove para esgotar este automóvel muito especial.

Fica, ainda, por comprovar se o Hennessey Venom F5 consegue, mesmo, chegar aos 482 km/h. Sabe-se que o carro utiliza muita fibra de carbono e que o peso final deverá ficar abaixo das 3 ml libras, ou seja, 1338 quilogramas. Se assim for, confia John Hennessey que os 482 km/h serão alcançados e que o F5 Venim conseguirá, dos 0-300 km/h (sim… 300 km/h!) um tempo abaixo dos 10 segundos. Os 400 km/h serão alcançados em menos de 30 segundos e os 482 em cerca de 40 segundos. Para já são apenas cifras, veremos o que o venom F5 conseguirá fazer quando estiver pronto.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)