Alpine entra no mundo do hidrogénio pela porta da competição com o Alpenglow 
Opel: Gama comercial eletrificada e com opções a hidrogénio

Hidrogénio: extraí-lo da água do mar pode mudar tudo

By on 29 Maio, 2023

Investigadores da Universidade de Stanford, em colaboração com a Universidade de Oregon e a Universidade de Manchester, estudaram e desenvolveram um método de extração de hidrogénio da água do mar, num processo inovador que evita a formação de subprodutos nocivos. É bom continuar a descobrir-se caminhos alternativos face ao que temos hoje em dia, e um ou alguns deles, hão-de poder massificar-se, pois todos estes processos de nada adiantam se forem demasiado caros, ou que resolvam problemas de um lado e criem, noutro.

Seja como for, esta investigação demonstra que a extração de hidrogénio da água do mar é possível, e vai de encontro ao que se pretende: produção sustentável de hidrogénio.

Até aqui, a maioria dos sistemas de produção de hidrogénio utiliza água doce ou dessalinizada, o que pode ser dispendioso para além de consumir muita energia. Até porque a água doce é escassa e não faz qualquer sentido usá-la na produção de hidrogénio, que sendo uma opção mais sustentável do que os combustíveis fósseis tradicionais, não é facilmente extraído. É por isso que esta nova descoberta pode ser um novo e importante caminho.

FOTO Freepik

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)