Como os consumidores portugueses vêm o futuro? Mobilidade autónoma, elétricos e propriedade de veículos
Mobilidade Autónoma: Uma realidade cada vez mais próxima

Honda e chinesa SenseTime, parceiras no desenvolvimento de inteligência artificial

By on 7 Dezembro, 2017

No sentido de desenvolver e aperfeiçoar a tecnologia de condução autónoma, a Honda R&D Co., Ltd. – subsidiária da Honda Motor Co. para a investigação&desenvolvimento – assinou um contrato de 5 anos com a empresa SenseTime Group Limited, empresa de tecnologias de informação sedeada na China e com fortes competências na área de Inteligência Artificial.

A SenseTime é uma referência global no que diz respeito à tecnologia de reconhecimento de imagens, em especial o reconhecimento de objetos em movimento, suportado por um conhecimento tecnológico profundo e um dos mais avançados na área de Inteligência Artificial.

Neste projeto de investigação conjunto, que combina a tecnologia de reconhecimento de objetos em movimento da SenseTime com os algoritmos de inteligência artificial da Honda – nomeadamente interpretação de paisagens, previsão de risco e plano de ações – as duas empresas irão desenvolver uma tecnologia de condução autónoma altamente sofisticada que irá permitir uma condução autónoma complexa em áreas urbanas.

Para além disso, este trabalho de investigação conjunto não ficará limitado à condução autónoma, já que as duas empresas planeiam expandir as suas atividades também na área da robótica.

Áreas de investigação e desenvolvimento conjunto da Honda e SenseTime

Algoritmos de Inteligência Artificial para aplicação em sistemas de condução autónoma: Interpretação de paisagens, fazendo previsões do ambiente de condução e do comportamento e intenções de veículos e peões. Previsão de Risco, previsão de posições futuras de peões e veículos, tendo como base os resultados da análise do ambiente de condução e das intenções dos peões e veículos. Plano de Ações, tomada de decisões quanto às ações a implementar pelo veículo, nomeadamente paragem, arranque e desvio, gerando novas trajetórias de condução baseadas na previsão de riscos.

Tecnologias de computação de larga escala, necessárias para compreender os algoritmos de inteligência artificial.

Tecnologias de armazenamento de programas de inteligência artificial, com controladores a bordo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)