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Honda Civic recebe novo motor diesel 1.6 i-DTEC

By on 16 Agosto, 2017

Um motor diesel 1.6 litros i-DTEC de 120 cv, amplamente revisto e melhorado, irá juntar-se à gama Honda Civic na Europa a partir de março de 2018, oferecendo uma excecional combinação entre desempenho e eficiência.

O novo motor é uma das primeiras unidades a serem testadas oficialmente no âmbito do novo ciclo de consumos e emissões, o WLTP (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros – Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure), que entrará em vigor este ano. Enquanto os dados do ciclo NEDC (New European Driving Cycle) são baseados num perfil de condução teórico, o ciclo WLTP foi desenvolvido usando dados de condições reais de condução recolhidos em todo o mundo. Assim, é concebido para produzir resultados mais próximos de uma experiência de condução real.

A Honda melhorou significativamente o motor e sistema de escape de forma a maximizar a eficiência e o desempenho em condições reais. O novo Honda Civic 1.6 i-DTEC demonstra um consumo de 3,7 l/100 km e emite 99 g/km de CO2 (no ciclo WLTP)

As melhorias para o motor diesel de 1.6 litros incluem uma redução na fricção dos cilindros, graças a pistões feitos em liga de aço cromo-molibdénio de alta resistência, bem como um acabamento polido dos cilindros para permitir um movimento mais suave do pistão.

O motor com 1.597 cm3 usa o mesmo avançado sistema de injeção de combustível da Bosch e possui um turbocompressor compacto de elevada eficiência e um sistema de recirculação de gases de escape (EGR) de baixa pressão. Tem também novos pistões com melhor fluxo de ar. Graças a uma cambota redesenhada com diminuição de peso e a um bloco do motor em alumínio de alta pressão, com um novo canal de refrigeração aberto (open-deck), o peso do motor foi reduzido. Além disso, graças a reforços adicionais no bloco de cilindros foi aumentada a rigidez estrutural o que, por sua vez, permite um melhor controlo de ruído e vibrações.

O novo Honda 1.6 i-DTEC é também um dos primeiros motores a ser oficialmente submetido aos novos testes RDE (Real Driving Emission – Emissões Reais de Condução) para validar as emissões de NOx e nível de partículas emitidas. Este novo bloco de motor tem um inovador sistema de armazenamento e conversão de NOx (NSC – NOx Storage Converter) com catalisadores de maior dimensão e fabricado com metais nobres (prata, platina e neodímio) que armazenam o óxido de nitrogénio até ao ciclo de regeneração. Um novo sensor de gases, deteta com precisão quando o ciclo de regeneração é necessário o que permite um aumento da vida útil e da durabilidade dos componentes de escape. O motor 1.6 i-DTEC produz 120 cv às 4.000 rpm e 300 Nm de binário às 2.000 rpm, levando o Civic dos 0 aos 100 km/h em 10,4 segundos.

Produzido na fábrica da Honda no Reino Unido, em Swindon, este novo e melhorado motor estará disponível nas versões de quatro e cinco portas do Novo Honda Civic da décima geração.

Uma transmissão automática de nove velocidades reforçará ainda mais as opções do Honda Civic em meados de 2018, representando sua primeira aplicação num carro de tração às duas rodas.

 

Notas:

WLTP

O WLTP (Procedimento de Testes Global Harmonizado para Veículos Ligeiros – Worldwide Harmonized Light Vehicle Test Procedure), foi concebido para fornecer condições de teste mais realistas para calcular o consumo e as emissões de combustível de um veículo.

O ciclo de condução é dividido em quatro secções com diferentes velocidades: baixa, média, alta e muito alta. Cada secção contém várias fases de condução como paragens, aceleração e travagem. Para cada novo modelo, cada configuração do grupo de força será testada no ciclo WLTP para as variantes mais leves e mais pesadas do automóvel.

Teste RDE

O teste de Emissões Reais de Condução (RDE – Real Driving Emission) mede os poluentes, como o NOx emitido pelos carros, enquanto conduzidos em estrada. O RDE será executado a par do atual ciclo de teste NEDC e do futuro WLTP como um processo de validação. O RDE garante a entrega de baixas emissões de veículos em condições de estrada em toda a Europa.

O teste RDE é realizado como parte da homologação de emissões em estrada e em tráfego real, utilizando um Sistema Portátil de Medição de Emissões (PEMS). Inicialmente, apenas as emissões de NOX e partículas estão incluídas nos limites obrigatórios. O limite inicial RDE para o diesel é de 168 mg/km de NOx, que entra em vigor em 1 de setembro de 2017 para os novos modelos lançados após essa data.

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