Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias
Será que os E-Fuels podem ser solução para o futuro?

A Honda desenvolveu um Civic Type R pickup!

By on 24 Maio, 2018

A novo Honda Civic Type R não é apenas o carro de tracção dianteira mais rápido de sempre a completar uma volta do circuito de Magny-Cours, a partir de hoje é também uma das pickups mais rápidas do mundo!

Uma equipa de 12 especialistas da divisão da Honda no Reino Unido criou um Honda Civic Type R pickup a partir de um protótipo de pre-produção do hatchback desportivo que foi revelado há quase um ano. As modificações começam a partir do pilar B, o Type R pickup tem duas portas e dois bancos dianteiros, mas a secção traseira foi alterada para acomodar uma área de carga de 1550 mm de comprimento e 830 mm de largura composta por um piso metálico e por uma barra anti-capotamento.

A transformação foi realizada de forma a que fosse possível manter a imponente asa traseira, que exibe um design movível de forma a facilitar o acesso à área de carga da pequena pickup. As três saídas de escape centrais, uma das características de destaque do Honda Civic Type R, também foram mantidas. A carroçaria foi acabada em tom “Rallye Red”, umas das cores de fábrica da versão hatchback comercial.

“Temos uma divisão de projectos especiais na fábrica de Swindon, esta proposta foi uma excelente oportunidade para a equipa mostrar do que é capaz,”, afirmou Alyn James, director de projecto. “A paixão que os nossos engenheiros têm pela Honda é visível na nossa mais recente criação e estamos a considerar levá-la a Nürburgring para ver se conseguimos obter o recorde no segmento das pickups de tracção dianteira.”

A equipa da Honda não deverá ter muitas dificuldades em estabelecer o desejado recorde no “inferno verde”, debaixo do capot da pickup encontra-se o mesmo bloco VTEC turbo de 2.0 litros do Type R convencional, que debita 320 cv de potência e 400 Nm de binário e que permite ao hatchback acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos e atingir a velocidade máxima de 272 km/h.

O Honda Type R pickup não será mais que um protótipo limitado a uma única unidade, como seria de esperar, a Honda não tem intenções de comercializar o modelo.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)