Honda admite precisar de elétricos mais acessíveis 
Sucessor do Honda NSX será aposta para gama elétrica do construtor japonês

Honda e Associação Speedy Forever criam escultura em homenagem ao piloto Paulo Gonçalves

By on 16 Novembro, 2023

Numa parceria a três partes, a Honda Automóveis juntou-se à Honda Motos e à Associação Speedy Forever para homenagear o lendário piloto de motociclismo, Paulo Gonçalves. Reconhecido como uma força dominante no cenário internacional de ralis de motociclismo, Paulo “Speedy” Gonçalves perdeu a vida numa das etapas do Rali Dakar 2020, deixando um legado indelével na história do desporto motorizado.

Ao longo da carreira, Paulo Gonçalves conquistou uma impressionante coleção de 24 títulos nacionais, além de um vasto palmarés internacional, posicionando-se como um dos melhores pilotos do mundo na sua categoria. Além da performance desportiva, a ligação especial à Honda – marca que representou durante vários anos – confere uma dimensão única a esta homenagem. Neste ponto, refira-se que a Associação Speedy Forever está totalmente comprometida em preservar o legado do piloto, assim como em dinamizar projetos e atividades de âmbito social, educativo, recreativo, cultural, económico e desportivo para os seus associados e restante comunidade, principalmente crianças e jovens.

Com o objetivo de imortalizar a memória de Paulo Gonçalves, o escultor Paulo Maria criará uma escultura única, utilizando a arte da soldadura num conjunto de peças mecânicas e metálicas. A obra, que retratará Paulo Gonçalves em ação na sua mota, assumir-se-á como uma representação imponente, com o dobro do tamanho real do piloto, que capturará a essência da paixão e habilidade do homenageado.

Este projeto ambicioso contará com o apoio vital da Honda Automóveis, que disponibilizará um Honda Jazz Crosstar Hybrid, por um período de quatro meses. Durante este tempo, a viatura garantirá todo o apoio logístico neste processo, nomeadamente o transporte de materiais e a recolha de componentes, que decorrerá de norte a sul do país, para a obra, o que permitirá garantir o sucesso e grandiosidade da escultura.

A cerimónia de inauguração está agendada para fevereiro de 2024 e decorrerá em Esposende, cidade natal de Paulo Gonçalves. A Honda Automóveis marcará presença no evento, reiterando o compromisso de proximidade com a comunidade e causas sociais, prestando, também e mais importante do que tudo, homenagem a um piloto cujo impacto transcendeu as pistas e a estrada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)