Mobilidade Autónoma: Uma realidade cada vez mais próxima
Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias

Honda investe na Cruise, empresa da GM para a mobilidade autónoma

By on 8 Outubro, 2018

A marca japonesa vai investir 1,7 mil milhões de euros na Cruise, empresa pertença da General Motors, dedicada á condução autónoma.

Este investimento permitirá que GM, Honda e a Cruise possam fazer um maior esforço para “espoletar em larga escala a tecnologia de condução autónoma.” Segundo o comunicado emitido, as três empresas vão trabalhar juntas para financiar e desenvolver um veículo autónomo para a Cruise. Não foram revelados muitos detalhes sobre o veículo, mas sabe-se que terá uma ampla variedade de utilizações e será produzido em série para ser vendido globalmente.

O CEO da Cruise, Kyle Vogt, referiu que o modelo especifico para a condução autónoma será “belo, inovador e eficiente”, tendo estado em desenvolvimento há dois anos, prometendo Vogt que oferecerá uma experiência de utilização incrível, libertando o utilizador de ter de estar, obrigatoriamente, atrás do volante.

A Honda irá fazer uma compra de ações da Cruise no valor de 650,6 milhões de euros. Nos próximos 12 anos, o investimento será de qualquer coisa como 1,7 mil milhões de euros, para que haja recursos para continuar o desenvolvimento da condução autónoma. Com este investimento da Honda, a Cruise passou a valer 12,6 mil milhões de euros.

No final do “casamento”, Mary Barra, CEO da General Motors, referiu que “este era o passo lógico, ou seja, as duas empresas juntarem esforços nesta área, depois de já trabalharem juntas no desenvolvimento da pilha de combustível (hidrogénio) e da nova geração da tecnologia das baterias. Juntos, podemos oferecer á Cruise os melhores engenheiros, os melhores designers e a experiência de produção em massa, além da capacidade de chegar a todo o lado, dando condições para que seja um líder na condução autónoma.”

Do lado da Honda, o vice presidente, Seiji Kuraishi, lembrou que a Honda “irá complementar os pontos fortes da GM oferecendo, da nossa parte, o conhecimento e habilidade no que toca á eficiência e ao estilo para desenvolver o mais desejável dos modelos de condução autónoma.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)