Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias
Será que os E-Fuels podem ser solução para o futuro?

Honda investe num simulador de condução revolucionário

By on 4 Dezembro, 2017

A Honda tornar-se-á no primeiro fabricante de automóveis do mundo a adotar a nova tecnologia com simulador de condução de última geração, baseada numa arquitetura revolucionária chamada DiM250 (Condução em Movimento).

A maioria dos simuladores de condução fazem uso da tecnologia de movimento derivada de simuladores de voo e geralmente usam seis ativadores de movimento para disponibilizar seis níveis de liberdade de movimento. No entanto, para reproduzir com precisão as características de movimento, manuseio e aceleração do veículo num único simulador, o sistema DiM250 da série VI-grade usa nove ativadores de movimento para criar intervalos de movimento adicionais, sendo único no setor.

“Esperamos usar o DiM250 principalmente para a dinâmica e aplicações de movimento dos veículos, para além de o usar como uma ferramenta crucial para desenvolver e testar os nossos sistemas ADAS, HMI e tecnologias de condução autónomas mais cedo no processo de design “, referiu Yasunori Oku, vice-presidente executivo da Honda I&D Europa Alemanha. “A tecnologia DiM250 fornecerá uma plataforma de desenvolvimento comum ideal para as nossas atividades de investigação e desenvolvimento, onde todas as equipas envolvidas podem trabalhar juntas num único ambiente colaborativo.”

O sistema DiM250 foi desenhado pelo criador de software de simulador VI-grade e é projetado e fabricado pelo especialista em controlos automáticos Saginomiya. A sua plataforma de nove ativadores movida eletricamente é mais avançada do que os convencionais de seis ativadores “hexapod” e todo o sistema move-se deslizando em airpads, em vez de usar trilhos mecânicos adicionais. Os airpads contrabalançam as altas cargas úteis e as cargas dinâmicas e ajudam a tornar o simulador extremamente rígido, silencioso e fiável.

A integração dos aplicativos Software-in-loop (SIL) e Hardware-in-loop (HIL) no simulador permitirá que os designers e os engenheiros avaliem os avanços no ciclo de desenvolvimento do veículo antes que os protótipos físicos tenham sido construídos. Também permitirá que o simulador imita mais precisamente cenários problemáticos para testar e controlar os sistemas de segurança.

Juergen Fett, Diretor da VI-grade, disse: “Estamos ansiosos por um uso contínuo e bem-sucedido da nossa tecnologia com a Honda I&D, ajudando a empresa a desenvolver automóveis ainda melhores, em menos tempo, enquanto nos fornece um precioso feedback para melhorar ainda mais as nossas soluções de simulação de condução “.

Sobre a Honda I&D Europa (Alemanha) GmbH

A Honda I&D Europa, com instalações na Alemanha, Itália e Reino Unido, é parte integrante da organização da Honda na Europa.

Como parte da sua estrutura organizacional independente, a Honda I&D Europa coopera com os centros de distribuição e instalações de produção da Honda para as linhas de produtos automóveis e de motociclos em igual parceria. A rede europeia da Honda une um objetivo comum: produtos feitos sob medida em benefício dos clientes europeus. Na Honda I&D Europa, os funcionários predominantemente europeus desenvolvem conceitos de mobilidade para os mercados regionais. A conceção e o design de novos modelos, bem como testes de condução extensivos nas estradas europeias produzem produtos com aparência independente e tecnologia avançada. A divisão alemã da Honda I&D Europa, localizada em Offenbach, pesquisa e desenvolve tecnologias para automóveis, motos e motores em todo o mundo.

Sobre DiM (Driver-in-Motion) – Condução em Movimento

As revolucionárias soluções dinâmicas de simulação de condução da série VI-grade fornecem aos engenheiros um conjunto completo de simuladores de condução inovadores e integrados para uma abordagem da nova geração à simulação system-level, permitindo que as empresas preencham a lacuna entre protótipos virtuais e testes. A configuração dinâmica fornece feedback do movimento ao condutor graças a uma plataforma móvel inovadora de nove níveis de liberdade de movimento com dimensões globais reduzidas e grandes distâncias.

A arquitetura da máquina é chamada de Driver in Motion (DiM) e sua cinemática foi projetada, pela primeira vez na história das plataformas de movimento, para implementar da melhor maneira possível a tecnologia de movimento em fila que foi desenvolvida e testada pelo VI-grade. Esta família de simuladores baseia-se numa arquitetura de simulação de condução muito mais compacta e muito menos dispendiosa em relação aos simuladores convencionais com dimensão similar. Além disso, essas soluções são totalmente escaláveis, o que significa que é possível atualizar do simulador estático para o dinâmico, reutilizando todos os componentes que já foram comprados. As soluções de simulação de condução do VI-grade são baseadas no VI-DriveSim, o produto que fornece o principal ambiente do software para todas as soluções de simulação de condução do VI-grade.

Driver-in-Motion

Sobre Saginomiya

Saginomiya é o principal fornecedor dos controlos automáticos e sistemas de teste no Japão e é altamente reputado em todo o mundo pela qualidade dos seus produtos. A Saginomiya começou a desenvolver, fabricar e a vender sistemas de teste em 1964, expandindo-se em vários campos de negócios, como engenharia civil e construção, maquinaria industrial, serviços ferroviários, produção de energia, aviação e industria automóvel. O “Dynamic Servo” da Saginomiya foi desenvolvido como o sistema de teste ideal, utilizando tecnologias essenciais de última geração, como híbridos elétricos e hidráulicos, além de um simulador de nova geração. Saginomiya está empenhada em responder às necessidades dos clientes tecnicamente mais avançados no mercado global.

Sobre VI-grade

O VI-grade é o fornecedor líder de produtos e serviços de melhores produtos da classe para aplicações avançadas no campo de simulação de system level. Juntamente com a Saginomiya, fornecedora líder de controlos automáticos e sistemas de teste e uma rede de parceiros selecionados, o VI-grade também oferece soluções revolucionárias para a simulação de condução estática e dinâmica. Fundada em 2005, o VI-grade oferece soluções inovadoras para agilizar o processo de desenvolvimento, desde o conceito até a assinatura no setor de transporte, principalmente aeroespacial, motociclos, automóvel e ferrovias. Com localização na Alemanha, Itália, Reino Unido, Suíça, Japão, China e EUA e uma rede de 20 canais de confiança em todo o mundo, a VI-grade é uma empresa dinâmica e crescente com uma equipa técnica altamente qualificada.

O logotipo VI-grade e todos os nomes dos produtos VI-grade são marcas comerciais ou marcas registradas da VI-grade.

O novo simulador será instalado no centro técnico da Honda I&D Europa, em Offenbach, na Alemanha, no segundo semestre de 2018.

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)