Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias
Será que os E-Fuels podem ser solução para o futuro?

Honda Jazz, o último moicano, perdão, pequeno monovolume

By on 28 Março, 2019

Os SUV são verdadeiros eucaliptos que secam tudo em seu redor e como já chegaram ao segmento B, os pequenos monovolumes são cada vez mais raros.

Aliás, são tão raros que só há um, o Honda Jazz! E assim se vai manter, pois a Honda está a preparar nova geração do Jazz e, como as fotos comprovam, o carro continuará a ser um monovolume. Espécie de…

Claro está que o Jazz se vai manter assim porque está a caminho o modelo que vai nascer do protótipo Honda e-Prototype, igualmente para o segmento B. E esse acabará por lhe roubar o título de modelo mais vendido a Honda na Europa. Mas a Honda não tem planos para acabar com o Jazz e por isso vai nascer um novo modelo em 2020 que estará à venda, pelo menos até 2026 se não para lá desse prazo. Tudo dependerá do que acontecer com o e-Prototype.

Apesar da pesada camuflagem, percebe-se a silhueta de monovolume com o para brisas no prolongamento do capô, a zona do habitáculo elevada, enfim, muito diferente do que é habitual num SUV. Porém, ainda há por ai alguns adeptos na Europa e muitos no Japão e a oriente.

Naturalmente que haverá algumas diferenças neste novo jaz, a começar pelo posicionamento dos espelhos exteriores, colocados na base do pilar das portas, barras de tejadilho que fazem parte de uma versão mais radical e farolins traseiros que passam a entrar no portão traseiro.

A maior novidade está debaixo do capô, pois está de regresso a versão híbrida que desapareceu na atual geração. E se tudo se confirmar, o Jazz poderá ser vendido, apenas, com essa variante híbrida. Ganha.se um motor da moda, perde-se o banco mágico que levanta o assento e permite levar cargas mais altas. Desapareceu do Civic e do CR-V, por isso… O novo Jazz deverá ser revelado ainda este ano antes de iniciar a comercialização em 2020.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)