Nissan e Honda querem partilhar tecnologia de motores e baterias
Será que os E-Fuels podem ser solução para o futuro?

Honda pretende expandir serviço e:PROGRESS

By on 14 Maio, 2023

A Honda planeia a expansão do seu serviço comercial de gestão de energia, denominado de Honda e:PROGRESS, a mais mercados europeus e a veículos elétricos de outras marcas. A Honda assegura que a tarifa do serviço e:PROGRESS indica o momento mais económico para carregamento dos automóveis elétricos, tendo em consideração a procura de energia da rede, por exemplo. 

Em conferência de imprensa em Offenbach, na Alemanha, a Honda confirmou que o e:PROGRESS estará disponível para os futuros proprietários do novo 100% elétrico e:Ny1 e do híbrido plug-in CR-V e:PHEV. Nos próximos 12 meses, o serviço será disponibilizado em mais mercados europeus e, em seguida, a Honda planeia alargar o serviço a proprietários de veículos elétricos não Honda.

Já em funcionamento no Reino Unido e disponível para os proprietários dos Honda elétricos desde 2021, o serviço prevê o acesso a eletricidade renovável de baixo custo, combinando um carregador inteligente para veículos elétricos com uma tarifa de energia dinâmica e uma aplicação de carregamento inteligente. Na sequência de uma análise dos clientes do Reino Unido, a Honda anuncia uma poupança média anual de 500 libras (perto de 570€), que pode atingir as 1.000 libras (cerca de 1138 Euros) para os clientes que somem mais quilómetros nas estradas. A Honda a única empresa automóvel a fornecer este serviço sob a sua própria marca e, com o compromisso de alargar a disponibilidade do serviço nos próximos anos, a marca tem como objetivo tornar-se um dos principais ‘players’ no mercado europeu de carregamento inteligente nos próximos anos.

“Acreditamos que o e:PROGRESS tem o potencial de revolucionar a eficiência e a relação custo-eficácia com que os proprietários de veículos eléctricos carregam os seus veículos no futuro”, afirmou Jorgen Pluym, diretor-geral da divisão de soluções energéticas e desenvolvimento empresarial da Honda Motor Europe. “Já temos um caso de teste convincente com a nossa implementação no Reino Unido nos últimos dois anos. Agora, ao possibilitarmos que os clientes integrem os seus painéis solares residenciais na sua rede de carregamento, para além de disponibilizarmos o serviço em toda a Europa e aos proprietários de veículos que não sejam da Honda, esperamos impulsionar o crescimento do serviço nos próximos anos”.

A funcionalidade de otimização solar do e:PROGRESSm referida pelo responsável da marca, foi recentemente disponibilizada no Reino Unido e na Alemanha.

A Honda salientou que as fases futuras do desenvolvimento do e:PROGRESS incluirão serviços adicionais de carregamento bidireccional e de rede, que podem desempenhar um papel importante na maximização da utilização de energias renováveis e na redução da carga dos veículos na rede elétrica.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)