5ª geração do Hyundai Santa Fé é apresentada em agosto
Toyota cria versão “targa” para o GR Supra em homenagem ao A80

Hyundai cria Santa Fé de 1000 cv para SEMA

By on 3 Outubro, 2016

O Salão da SEMA, associação de empresas de preparação pós-venda dos Estados Unidos, é uma oportunidade para muitos preparadores mostrarem o que valem ao levar vários carros até ao limite. Este é o caso da Bisimoto, que trabalhou em conjunto com a Hyundai para transformar o SUV Santa Fé (o Grand Santa Fé vendido na Europa, enquanto na América o ‘nosso’ Santa Fé é vendido como Santa Fé Sport) num modelo de alta performance.

A Bisimoto Engineering, empresa sediada em Ontario, na Califórnia, é conhecida por transformar várias gerações de Porsche 911 em modelos mais potentes. Este seu primeiro trabalho com um carro da Hyundai deu origem a um SUV com mais de 1000 cv. Para isso, a Bisimoto instalou injetores de competição da Five-O e dois turbos de alta pressão da Turbonetics num motor 3.8 V6, aumentando a potência dos 294 do modelo de origem (que usa a variante 3.3 do V6) para 1040 cv. Velas NGK, filtros Kinsler e radiador duplo Griffen também fazem parte do conjunto.

A transmissão de seis velocidades é a mesma usada no Genesis Coupé R-Spec, enquanto o diferencial traseiro vem do Equus, montando num novo subchassis preparado pela Rothfab especificamente para o carro coreano. A suspensão foi redesenhada pela KW. Jantes Fifteen52 de 19 polegadas calçam pneus de competição da Toyo, enquanto os travões ganham discos com quatro pistões fornecidos pela Buddy Club. No interior, a Bisimoto montou uma rollcage de quatro pontos e bancos desportivos Momo Daytona.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)