Hyundai IONIQ 5 N: O seu carro pode fazê-lo mais feliz
Magma: A nova divisão da Genesis para aquecer o panorama da alta performance

Hyundai desenvolve sistema de chave digital para ser usada com smartphones

By on 13 Março, 2019

Tecnologia inovadora da Hyundai permite que o carro seja destrancado, ligado e conduzido sem que exista uma chave física. 

O sistema utiliza um sistema que identifica o utilizador, franqueia o acesso e adapta o veículo ás preferências desse utilizador de forma automática. Desta forma, simplifica-se o “car sharing”.

Tudo é possível pela tecnologia Near Field Communication (NFC) que deteta a presença do smartphone autorizado com chave digital, junto da porta do veículo. Pode ser usada por um máximo de quatro utilizadores, transferida de telemóvel para telemóvel, tomando o lugar da chave física.

A antena do sistema NFC está localizada nas portas do condutor e do passageiro da frente, ficando a antena para ligar o motor, na zona do carregador sem fios. Ou seja, para arrancar, basta colocar o telemóvel na zona do carregador sem fios e premir o botão “Start/Stop”. 

Nessa altura, já o sistema conhece as preferências do utilizador e adaptou o carro, desde a posição de condução até aos espelhos, comandos de áudio, navegação e “head up display”. 

Esta “chave digital” vai ser introduzida já no final de 2019, mas o sistema vai ser desenvolvido para outras utilizações.Além de facilitar a inclusão de um veículo Hyundai num programa de car sharing, a chave digital vai permitir funcionalidades como a possibilidade de acionar um alarme quando o veículo exceder uma velocidade definida ou sair de uma área estipulada. 

A pensar em situações nas quais não é viável transferir uma chave digital, de que são exemplo a utilização de um serviço de valet parking ou em caso de reparação numa oficina, são também fornecidas uma chave inteligente convencional e uma chave tipo cartão.

Ho Yoo, líder do Grupo de Desenvolvimento de Sistemas Eletrónicos do Hyundai Motor Group, afirmou: “A chave digital vai trazer benefícios a muitos clientes da Hyundai e vai criar formas inovadoras para a partilha de automóveis. De momento, estamos a estudar outras maneiras de aproveitar este tipo de tecnologia de veículos conectados para melhorar substancialmente a experiência do condutor e do proprietário.”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)