Hyundai IONIQ 5 N: O seu carro pode fazê-lo mais feliz
Magma: A nova divisão da Genesis para aquecer o panorama da alta performance

Hyundai Elevate: uma ideia fabulosa que merecia chegar à produção (c/vídeo)

By on 8 Janeiro, 2019

Surgiu como o “carro andante” ou o “escalador” e apareceu em las Vegas na CES como um UMV (Utility Mobility Veihcle) ou o carro que chega a todo o lado pronto para levar a cabo resgates de pessoas em caso de calamidade, em qualquer lugar.

Na essência é uma cabina com a frente e a traseira iguais, ampla abertura central para acessibilidade de feridos e acesso frontal e traseiro de macas, e pernas robóticas que permitem rolar, andar e passar por cima de praticamente tudo, como pode ver no vídeo que publicamos.

As primeiras 72 horas são decisivas no salvamento e é aqui que o Hyundai Elevate tem intervenção decisiva pois é capaz de chegar a áreas devastadas por catástrofes naturais (terramotos, furacões, cheias) imediatamente passando pelos escombros e com capacidade de fazer chegar apoio rapidamente. O segredo estás nas pernas do veículo que se podem levantar, baixar, sendo articuladas como num robot.

“Quando há uma catástrofe natural, os veículos de apoio e salvamento só se podem deslocar até à orla do acontecimento, pois não têm capacidade de ultrapassar os detritos. O resto tem de der feito a pé, o que exige tempo e esforço, sendo muitas vezes a diferença entre um salvamento ou a confirmação de uma morte. O Elevate ultrapassa tudo isso passando por cima dos detritos e levando apoio até aos apenhados pela catástrofe” disse John Suh, o vice presidente da Hyundai e responsável pela Hyundai Cradle, departamento da casa coreana ligada á robótica e realidade aumentada, localizado na Califórnia.

O Elevate consegue ultrapassar um muro com 1,52 metros de alturapassar por cima de buracos com quase dois metros, “andar” por diversos terrenos e consegue ter uma via dianteira e traseira de quase 5 metros. Um sistema desenhado pela Hyundai mantém a cabina sempre nivelada, o que é uma mais valia no transporte de feridos graves.

O Elevate pode ser usado, também, pelos bombeiros e proteção ciivl para deslocar doentes ou utilizadores de mobilidade reduzida de zonas pouco adaptadas a cadeiras de rodas ou macas, novelando a carroçaria e passando pelos obstáculos com as pernas robóticas.

O Elevate utiliza um módulo com motorização elétrica que pode receber qualquer tipo de carroçaria, dotado de quatro pernas robóticas que “escondem” os motores elétricos nos cubos das rodas. Estas pernas têm articulação vertical e horizontal capaz de replicar os movimentos de répteis, permitindo-lhe caminhar, é mesmo este o termo, em qualque direção. Quando as pernas recolhem e o Elevate fica à altura do solo, as rodas permitem-lhe rolar e graças aos quatro motores elétricos, rodar a velocidade de cruzeiro em auto estrada.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)

Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)

Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)