Magma: A nova divisão da Genesis para aquecer o panorama da alta performance
Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring

Hyundai i30 disponível em versão fastback coupé 5 portas

By on 13 Julho, 2017

Texto: Álvaro Mendonça

Hyundai i30 Fastback

O novo Hyundai i30 Fastback é a variante com carroçaria coupé 5 portas da gama i30, com uma linha de tejadilho rebaixada que se prolonga sobre a traseira. Está para já disponível com dois motores gasolina turbo, a que se juntará, mais tarde, um 1.6 turbodiesel.

Depois do hatchback 5 portas 130, da sua variante carrinha i30 SW e do desportivo i30N, a Hyundai alarga a família dos seus modelos compactos com o novo i30 Fastback, um sedan coupé de 5 portas, alinhando por um tipo de carroçaria que está a conquistar casa vez mais adeptos.

Embora até agora quase reservados a modelos de segmentos superiores, como o Mercedes-Benz CLS ou o novo VW Arteon, a verdade é que já há carroçarias fastback de modelos mais compactos, embora de marcas premium, como o Mercedes-Benz CLA, o Audi A3 Sedan ou um futuro BMW Série 2 Gran Coupé. Talvez por isso, a Hyundai anuncie que o seu novo i30 Fastback “democratiza o design avançado, tornando funcionalidades premium acessíveis a todos”.

“O i30 Fastback é o primeiro coupé de 5 portas a entrar no segmento de compactos, reforçando o nosso compromisso com a inovação e as preferências do cliente”, justifica Thomas A. Schmid, COO da Hyundai Motor Europe.

O design é efetivamente o principal fator diferenciador deste i30 Fastback, com as suas linhas alongadas de coupé desportivo, graças ao seu elegante tejadilho inclinadoe rebaixado em 25 mm face ao i30 berlina e ao seu longo capô. A entrada de ar por baixo da grelha dá-lhe uma frente carismática e as suas curvas acentuadas criam uma aparência orgulhosa e musculada. Luzes diurnas Full LED e os faróis com uma moldura escurecida completam o look dianteiro.

“Ao desenhar o i30 Fastback brincamos com as proporções da gama i30 ao reduzirmos a altura da grelha em cascata e ao rebaixar a linha do tejadilho. A silhueta elegante é ainda realçada pela forma generosamente arqueada do spoiler. A nossa equipa foi capaz de alcançar um design puro, que combina o espírito desportivo do carro com o conforto de um luxuoso sedan”, explica Thomas Bürkle, Designer Responsável na Hyundai Design Centre Europe.

A silhueta do i30 Fastback é completada pelo generoso spoiler arqueado integrado na porta da mala que tem continuidade até às luzes traseiras.

Estão disponíveis um total de doze cores: dez opções metalizadas, com variações de azuis, cinzas, vernelhos, cobres, beijes, a que se somam os obrigatórios preto e branco. Para o interior, os clientes poderão escolher entre ambientes em preto, cinzento ou vermelho.

Chassis rebaixado e mais dinâmico

Comparativamente com a versão do hatchback de 5 portas, o chassis do i30 Fastback foi rebaixado 5mm e a rigidez da suspensão foi aumentada em 15%, o que proporciona uma experiência de condução mais dinâmica e ágil mantendo o nível de conforto.

Graças ao teto e chassis rebaixados, que resultam numa altura de 1425 mm, o i30 Fastback é 30mm mais baixo do que a carroçaria hatchback. É também 115mm mais comprido atingindo os 4455 mm.

Tal como os restantes membros da gama i30, o Fastback pode dispor de travagem autónoma de emergência anti colisão frontal com detetor de peões, leitor de sinais de trânsito, cruise control adaptativo, detetor de fadiga do condutor, aviso de presença de veículo no ângulo morto de ultrapassagem, faróis inteligentes com comutação automática entre máximos e médios e sistema de manutenção na faixa de rodagem.

Equipamento premium

O sistema de informação e entretenimento pode estar associado a um ecrã tátil de oito polegadas (opcional) com o novo sistema de navegação e inclui funcionalidades de conetividade com Apple CarPlay e Android Auto.

Ambos os sistemas, quando disponíveis, permitem aos utilizadores conectarem os seus dispositivos e controlar música, telefone ou funções de navegação diretamente no ecrã. Adicionalmente, o sistema de navegação vem com uma subscrição de LIVE Services gratuita durante sete anos, que oferece informação atualizada sobre o tempo, trânsito, radares e pesquisa online de pontos de interesse em tempo real. O i30 Fastback tem, também, disponível um sistema de carregamento wireless de telemóvel para smartphones com tecnologia Qi.

Os clientes podem escolher entre diferentes opções de áudio: o rádio standard monocromático com display de 5 polegadas e Bluetooth, ou o opcional sistema de áudio com um ecrã tátil LCD de 5 polegadas e uma câmara traseira integrada com linhas dinâmicas.

Opção diesel só mais tarde

Em termos de motorizações o i30 Fastback conta para já com os motores gasolina turbo de 4 cilindros a gasolina 1.4 T-GDi 140 cv e 3 cilindros 1.0 T-GDi 120 cv, com consumos combinados de 5 a 5.5 l/100 Km e emissões entre 115 e 125 g/Km.

O motor a gasolina 1.4 T-GDi está disponível com caixa manual de 6 velocidades ou com a caixa de dupla embraiagem de 7 velocidades (7DCT), que permite a escolha entre uma condução 100% automática ou a alteração manual de relações. O 1.0 T-GDi está disponível apenas com a caixa manual de 6 velocidades. Todos os motores vêm com sistema de Stop and Go

A gama de motorizações do i30 Fastback será mais tarde reforçada com novo motor 1.6 turbodiesel disponível em versões de 110 e 136 cv disponíveis com a caixa manual de 6 velocidades ou com a 7DCT.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)