Renovado Hyundai i30 chega a Portugal e já sabemos quanto custa
Hyundai vai começar a produção do renovado i30 na República Checa

Hyundai i30 SW – Uma carrinha acessível

By on 21 Junho, 2017

Jorge Reis

Com “espaço para a vida” como anuncia a marca, esta carrinha apresenta-se como um player para ser levado muito a sério para aquele que é porventura o segmento mais importante do mercado automóvel.

Depois de ter sido lançado o i30 de cinco portas no início do ano, eis que chega a nova Hyundai i30 SW, uma carrinha assumidamente tratada como tal para um mercado em que este tipo de carroçarias tem uma importância incontornável, e que apresenta para quase tudo ou, como define o importador da marca coreana para Portugal, “espaço para a vida”.

O design começa por ser um trunfo positivo desta nova i30 SW da Hyundai, que se encontra desde já disponível em Portugal com uma campanha especial de lançamento através da qual o preço para acesso ao modelo surge nos 20.900€, na variante equipada com um motor a gasolina 1.0 TGDi Comfort. Desenhado, desenvolvido, testado e fabricado na Europa o novo Hyundai i30 pretende ser o automóvel ADN da marca para a Europa, sendo apresentado como, mais do que um modelo, uma família de modelos que consiste em quatro versões, sendo a i30 SW a segunda variante agora no mercado.

A grelha dianteira em cascata é uma das imagens que identificam o design da i30 SW, num automóvel em que o tejadilho afunilado confere à SW uma silhueta ao estilo coupé com a traseira no formato “shooting break”. A combinação dos faróis full-LED com as luzes de circulação diurna em LED confere à nova Hyundai i30 SW uma presença visual marcante num modelo que transporta no seu interior outros trunfos, nomeadamente uma das maiores bagageiras do segmento, com 602 litros de espaço, que pode subir para os 1.650 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Com 4.585 mm de comprimento na i30 SW, mais 245 mm do que a versão de cinco portas, a altura de 1.465mm (1.475mm com as barras de tejadilho) e largura de 1.795mm, a habitabilidade para condutor e passageiros é basicamente idêntica à que é permitida pela variante de cinco portas, isto porque a distância entre eixos (2.650mm) é a mesma nas duas versões. Assim, a condução desta i30 SW torna-se agradável, nomeadamente com o motor 1.0 TGDI que tivemos oportunidade de testar na apresentação realizada a partir da bonita região de Colares no concelho de Sintra.

Segurança e conectividade a bordo da i30 SW

Relativamente a equipamentos de segurança, as mais recentes funcionalidades de segurança ativa e conectividade estão disponíveis na nova i30 SW, nomeadamente a Travagem Autónoma de Emergência (AEB), que recorre à operação da câmara frontal a operar em três etapas, ainda o Alerta de Fadiga do Condutor (DAA), Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA) e Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKAS). O sistema opcional de alerta de peões utiliza o radar frontal para diminuir ou evitar as consequências do impacto com um peão.

Utilizando os sensores dianteiros do veículo, o Cruise Control Inteligente Avançado (ASCC) mantém uma velocidade e distância constantes em relação ao veículo da frente ao acelerar ou travar automaticamente. Caso o trânsito pare, o sistema aciona automaticamente o travão até o veículo ficar imobilizado e acelera até à velocidade desejada assim que a estrada fica livre.

Através da utilização do radar, o Detetor de Ângulo Morto (BSD) com Assistente de Mudança de Faixa de Rodagem monitoriza as extremidades traseiras e, no caso de ser detetada a presença de um veículo, exibe um alerta visual nos espelhos retrovisores exteriores.

O Sistema de Alerta de Tráfego Transversal na Traseira (RCTA) reduz o risco de colisão com outros veículos ao efetuar manobras de marcha-atrás para sair de zonas estreitas com fraca visibilidade, emitindo alertas visuais e acústicos ao condutor.

O Sistema de Manutenção à Faixa de Rodagem (LKAS) alerta o condutor durante manobras perigosas a mais de 60 km/h ao detetar a posição do veículo. O sistema alerta o condutor acústica e visualmente antes de corrigir a direção para orientar o condutor de volta a uma posição segura, na faixa de rodagem.

O Sistema de Informação de Limite de Velocidade (SLIF) utiliza a câmara frontal e as informações do sistema de navegação para identificar os sinais de trânsito referentes a velocidade e exibe o limite de velocidade em tempo real. A informação é apresentada tanto no ecrã do sistema de navegação como no painel de instrumentos.

O Sistema de Controlo Automático dos Máximos (HBA) deteta, quer os veículos que se aproximam, quer os veículos que circulam no mesmo sentido, à noite, na frente do veículo, alternando entre máximos e médios, de forma a reduzir os efeitos ofuscantes sobre os outros condutores. Sempre que não são detetados veículos, o sistema automaticamente reativa os faróis de máximos, otimizando o alcance da visão do condutor.

Para além dos diversos sistemas de segurança transportados a bordo da nova Hyundai i30 SW, referencia ainda para o interior elegante e espaçoso com um layout horizontal e um ecrã tátil de oito polegadas incluído no sistema de navegação, com funcionalidades de conectividade de última geração, tais como o Apple CarPlay, o Android Auto e os Live Services. Em alternativa a Hyundai oferece, de série, o sistema de som premium com um ecrã tátil LCD de cinco polegadas, com câmara de marcha atrás integrada, Bluetooth e My Music. Está disponível também, de série, o carregador wireless de telemóvel.

Motores a gasolina ganham espaço na gama

Observando as motorizações disponíveis para a nova Hyundai i30 SW encontramos motores turbo, comprimidos, cuja eficiência e resposta foi melhorada (os consumos combinados para a gama Hyundai i30 SW variam entre os 3,8 e os 5,5l/100km, sendo as emissões de CO2 anunciadas entre as 99 e as 129g/km). Poderá assim escolher esta carrinha com um de três motores, dois a gasolina e um motor turbo diesel de 1.6 litros com duas variantes de potência (110cv e 136cv).

O motor turbo Hyundai 1.4 T-GDi de quatro cilindros, capaz de entregar uma potência máxima de 140cv, é uma novidade neste modelo que transporta também o motor 1.0 T-GDi de três cilindros já conhecido do Hyundai i20, para uma potência máxima de 120cv.

No ensaio realizado pudemos confirmar a boa prestação da carroçaria rígida e leve, composta por 53% de aço de elevada resistência, que permitiu sempre uma condução agradável e dinâmica nas estradas sinuosas de Sintra, onde a direção respondeu sempre de forma eficiente e direta pela acção eficaz do chassis para esta terceira geração da família i30.

Restará referir que a nova Hyundai i30 SW está disponível com preços desde os já referidos 20.900€ na versão 1.0 TGDi Comfort, onde é possível encontrar já um nível de equipamento muito preenchido com o pack de segurança (sistema de alerta de fadiga do condutor, travagem autónoma de emergência, cruise control, apoio à manutenção na faixa de rodagem) e câmara de estacionamento traseira.

Acresce ainda dar conta de que a nova Hyundai i30 SW inclui a oferta de cinco anos de manutenção programada e, como já é habitual na marca, conta também com a garantia de cinco anos sem limite de quilómetros.

A oferta, tendo em conta uma campanha de lançamento deste modelo em curso até 31 de Julho do corrente ano, contempla assim os seguintes valores…

VERSÕES

i30 SW 1.0 TGDi 120cv Comfort 20.900€

i30 SW 1.0 TGDi 120cv Comfort + Navi Pack 21.700€

i30 SW 1.0 TGDi 120cv Style 23.200€

i30 SW 1.4 TGDi 140cv Comfort + Navi Pack 24.000€

i30 SW 1.4 TGDi 140cv Style 25.500€

i30 SW 1.4 TGDi 140cv Comfort + Navi Pack 7DCT 25.800€

i30 SW 1.4 TGDi 140cv Style 7DCT 27.300€

i30 SW 1.6 CRDi 110cv Comfort 25.500€

i30 SW 1.6 CRDi 110cv Comfort + Navi PacK 26.100€

i30 SW 1.6 CRDi 110cv Style 27.600€

i30 SW 1.6 CRDi 110cv Comfort + Navi Pack 7DCT 28.100€

i30 SW 1.6 CRDi 110cv Style 7DCT 29.600€

i30 SW 1.6 CRDi 136cv Style 6MT 28.600€

i30 SW 1.6 CRDi 136cv Style 7DCT 30.600€

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)