Hyundai IONIQ 5 N: O seu carro pode fazê-lo mais feliz
Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring

Hyundai Ioniq 5 N estreou-se no Goodwood Festival of Speed

By on 13 Julho, 2023

O Hyundai Ioniq 5 N é o primeiro veículo elétrico da gama N da marca coreana, que surge com uma série de modificações para melhorar a performance, face à sua ‘base’ de estrada. Tem um motor elétrico em cada eixo, que produz uma potência combinada de 585 cv de potência e 605 Nm de torque. Acelera de 0 a 100 Km/h em apenas 3.5 segundos e tem uma velocidade máxima limitada de 250 Km/h. Traz consigo uma série de recursos de desempenho exclusivos, como um sistema de suspensão adaptativa, travõess Brembo e um diferencial de deslizamento limitado bem como um sistema de gerenciamento de baterias otimizado para uso em pista.

Como se calcula, é um veículo elétrico de alta performance que assinala o primeiro passo na estratégia de eletrificação da gama N, a que se seguirão futuros modelos N elétricos.

O Ioniq 5 N reforça os três pilares de performance da gama N – Corner Rascal, Racetrack Capability e Everyday Sportscar – tirando partido de tecnologias criadas para o desporto motorizado e de anos de desenvolvimento do ‘Rolling Lab’ eletrificado.

Corner Rascal: Carroçaria e chassis reforçados proporcionam uma maior rigidez e uma sensação de direção mais precisa, permitindo curvas inspiradas nos ralis.

Racetrack Capability: Até 478 kW / 650 cv com o N Grin Boost ativado, maior resistência, com gestão térmica e travagem regenerativa líderes na indústria.

Everyday Sportscar: O N e-shift e o N Active Sound+ proporcionam sensações e sons de condução similares a automóveis com motor de combustão interna de alta performance.

Entre as muitas características de performance exclusivas do Ioniq 5 N contam-se: N Battery Preconditioning N Race, N Pedal, N Brake Regen, N Drift Optimizer, N Torque Distribution, Launch Control, N Grin Boost, N Active Sound+, N e-shift, N Road Sense e Track SOC.

O modelo teve hoje a sua estreia mundial no Goodwood Festival of Speed: “A Hyundai N é o ponta-de-lança da liderança tecnológica da Hyundai Motor Company”, afirmou Jaehoon Chang, Presidente e CEO da Hyundai Motor Company. “A combinação vencedora de conhecimentos tecnológicos e experiência em desportos motorizados da marca N está a expandir os limites do desempenho dos veículos, o que resultou mais recentemente no Ioniq 5 N, um veículo elétrico de alta performance. Os principais desenvolvimentos em torno deste veículo reforçarão ainda mais a competitividade de todos os modelos Hyundai no futuro. É para isso que existe a marca N.”

O Hyundai Ioniq 5 N combina a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), com as tecnologias dos desportos

motorizados e com o Hyundai Ioniq 5 N, a gama N pretende proporcionar uma experiência de condução divertida caraterística dos Ns, independentemente de o veículo ser a gasolina, elétrico ou a hidrogénio”, afirmou Till Wartenberg, Vice-Presidente e Diretor da Marca N e do Desporto Automóvel da Hyundai

Motor Company. “Para o conseguir, monitorizámos de perto as opiniões dos nossos fãs para afinar o nosso

primeiro N totalmente elétrico, com o objetivo de eletrificar a paixão de condução dos nossos N-entusiastas.”

O Hyundai Ioniq 5 N foi o centro das atenções durante a sua estreia no Goodwood Festival of Speed 2023.

Especificações Ioniq 5 N

Potência do Motor

Frente 166 kW / 226 cv

Traseira 282 kW / 383 cv

Potência total 448 kW / 609 cv

Potência em Boost 478 kW / 650 cv

(Frente: 175 kW, 238 cv/ Traseira: 303 kW, 412 cv)

Bateria Capacidade 84 kWh

Carregamento 350 kW

Velocidade/Tempo de Carregamento: 10% a 80% em 18 minutos

Dimensões

Comprimento 4715 mm

Largura 1940 mm

Altura 1585 mm

Distância entre eixos 3000 mm

Pneus Pirelli P-Zero 275/35R21

Sistema de travagem

Frente 4 pistões 400 mm

Traseira 1 pistão 360 mm

Travagem regenerativa Desaceleração 0,6 G (0.2 G durante ativação do ABS)

0 – 100 km/h 3,4 sec. (Boost)

Velocidade Máxima 260 km/h

Autonomia A anunciar no lançamento no mercado regional

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)