Hyundai Ioniq: Híbrido ou elétrico?

By on 4 Julho, 2016

A Hyundai é a primeira marca automóvel a nível mundial a apresentar um modelo disponível exclusivamente com versões com motor híbrido ou puramente elétrico. O Ioniq é o novo modelo mundial da marca coreana, com dimensões semelhantes ao i30 e Elantra, mas disponível unicamente em versõs consideradas ecológicas.

O Ioniq híbrido combina um motor 1.6 a gasolina com injeção direta, debitando 105 cv, com um motor elétrico de 32 kW (44 cv), utilizando uma bateria de iões de lítio. A potência combinada é de 141 cv, com um binário máximo de 265 Nm, semelhante a um motor Diesel com as mesmas capacidades, mas com emissões poluentes de 79 g/km para o híbrido e 32 g/km para o plug-in, que pode funcionar por uma distância de cerca de 50 km unicamente com motor elétrico de 45 kW (61 cv).

A versão 100% elétrica tem uma bateria de iões de lítio que produz 28 kWH de energia utilizável. A potência máxima é de 120 cv, mas o binário é de 295 Nm, ideal para utilização urbana. A Hyundai reclama uma autonomia máxima de 280 km sem recargas, oferecendo vários dias de utilização sem recarga em trânsito urbana.

O Ioniq híbrido e o Ioniq elétrico vão ser lançados no mercado europeu no próximo outono. A variante plug-in está prevista apenas para 2017.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)
Fichas Auto+: consulte as informações técnicas de todos os modelos à venda em Portugal (Clique AQUI)
Pesquisa: procure todos os modelos que pretende através do motor de Pesquisa Auto+ (Clique AQUI)