Magma: A nova divisão da Genesis para aquecer o panorama da alta performance
Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring

Hyundai Kite, o buggy elétrico que se transforma numa mota de água

By on 22 Março, 2018

A Hyundai colaborou novamente com o Istituto Europeo di Design (IED), sediado em Turim. O mais recente projeto em conjunto resultou no design do inovador veículo concetual Hyundai Kite, que teve a sua estreia mundial no Salão Automóvel de Genebra 2018. O buggy leve e futurista de dois lugares, que se converte numa mota de água de um lugar, foi criado por 15 estudantes do mestrado em Design de Transportes do IED em colaboração com o Centro de Design da Hyundai na Europa.

O futuro do design

A Hyundai estabeleceu pela segunda vez uma parceria com o reputado IED. A sua parceria anterior resultou no desenvolvimento do PassoCorto, um automóvel desportivo ultraleve, em 2014. A marca contribui, assim, para a formação dos estudantes e, em troca, obtém novos conhecimentos e inspiração proveniente do trabalho realizado por jovens designers talentosos.

“O design é o principal motivo pelo qual os nossos clientes na Europa escolhem veículos Hyundai. O nosso design é continuamente desenvolvido para refletir o estilo de vida moderno, esta é a chave do nosso sucesso”, afirma Thomas Bürkle, Diretor de Design no Centro de Design da Hyundai na Europa. “Estamos muito satisfeitos por contribuir para o progresso destes jovens talentos que irão projetar os veículos do futuro. O Hyundai Kite é um excelente resultado que adveio de uma parceria excecional.” O objetivo específico do Hyundai Kite é transmitir valores de design intemporais através de uma fórmula e arquitetura distintivas.

O design desempenha um papel fundamental para a Hyundai na Europa, onde 85% dos modelos vendidos são desenhados, testados e fabricados no Velho Continente. A marca afirmou-se como uma interveniente fundamental na economia europeia, continente onde reforça o seu compromisso e assegura 205 mil postos de trabalho. A colaboração com instituições locais como o IED produziu resultados valiosos, exemplo disso é Marco Gianotti, antigo aluno do IED que assinou os primeiros esboços do PassoCorto em 2014. Atualmente, é designer de exteriores no Hyundai Design Centre Europe.

“Durante estes quinze anos, o público de Genebra habituou-se aos desafios de design e às propostas apresentadas pelo IED”, afirma Riccardo Balbo, diretor do IED em Itália. “O que leva uma rede internacional a fazer parte de um evento tão importante é a possibilidade de dar total liberdade à energia jovem e descontrolada, reorganizá-la sob a orientação de parceiros importantes, desenvolvendo visões e formando designers com boas competências e um futuro promissor.”

Hyundai Kite: a solução de mobilidade dupla na terra e na água

O Hyundai Kite é um veículo sem portas, sem tejadilho e sem janelas que pode ser conduzido em estrada e na água. É composto por um chassis monobloco com 3745 mm de comprimento e 1455 mm de altura. As suas superfícies interligadas criam um contínuo de torções e interseções. Os designers pretenderam reduzir as barreiras entre o exterior e o interior para criar um veículo funcional e divertido. As linhas transmitem uma ideia de flutuação e liberdade, remetendo para os momentos de lazer perto da água.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)