Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring
Hyundai Ioniq 5 N:  650 CV de potência já disponíveis em Portugal. Conheça o preço

Hyundai ofereceu um vislumbre sob a nova geração dos seus veículos fuel cell

By on 17 Agosto, 2017

Hyundai FCEV

Hyundai ofereceu um vislumbre sob a nova geração de veículos fuel cell da marca. Neste evento de antestreia, que teve lugar em Seul, uma versão quase final exibiu as capacidades incríveis do modelo enquanto revelou o seu design futurista. Este modelo, ainda sem nome, incorpora o compromisso da Hyundai para com uma nova era de desenvolvimento de veículos ecológicos.

Quarta geração do Sistema fuel cell

O novo SUV apresentado é o segundo modelo a hidrogénio da Hyundai a ser produzido para comercialização e incorpora a quarta geração de tecnologia fuel cell a hidrogénio. O veículo, as suas capacidades e tecnologia fuel cell são resultado da evolução do trabalho inovador da Hyundai, a nível global, no que diz respeito a pesquisa, desenvolvimento e programas de análise. Este novo modelo vem reforçar a liderança da marca em sistemas de motorização baseados em fuel cell, que surge após a experiência adquirida com o primeiro veículo fuel cell a ser produzido em massa, em 2013.

O novo modelo fuel cell foi desenvolvido com base em quatro pilares cujo foco é a eficiência do sistema fuel cell, a performance (potência máxima), resistência e densidade do depósito.

Eficiência do sistema fuel cell

Ao melhorar a performance do fuel cell, reduzir o consumo de hidrogénio e otimizar os componentes chave, a eficiência do veículo melhora bastante quando comparada com o antecessor, o ix35 Fuel Cell (Tucson Fuel Cell em alguns mercados). O novo SUV exibe um nível de eficiência de 60%, uma melhoria de 9% relativamente aos 55,3% do ix35. Com a eficiência do sistema otimizada, para o novo modelo prevê-se uma autonomia de cerca de 800km num único carregamento (de acordo com o ciclo NEDC, o que corresponde a 580km com base nos standards de teste coreanos).

Performance (potência máxima)

A potência máxima deste novo modelo tem um aumento de 20%, comparada com o modelo anterior, ostentando uns impressionantes 163cv de potência. Este SUV fuel cell também apresenta melhorias na sua capacidade de arranque em frio, ultrapassando as dificuldades que os veículos fuel cell enfrentam em trabalhar a temperaturas abaixo do ponto de congelação. O veículo foi otimizado para ser utilizado em -33 graus Celsius, ao incorporar componentes chave na pilha de combustível desenvolvida pela Hyundai. Para além de melhorar as capacidades do novo modelo, os componentes melhorados – tais como a MEA (conjunto de elétrodo e membrana) e placas bipolares – ainda permitiram reduzir os custos de produção.

Resistência

ao empregar tecnologia de catalisadores de elevada resistência, o novo SUV movido a hidrogénio assegura ainda maior longevidade que o seu antecessor.

Armazenamento de hidrogénio

a próxima geração de veículos a hidrogénio revela melhorias significativas na densidade do depósito. O conjunto do depósito compreende agora três recipientes de igual dimensão, em oposição a dois de tamanhos diferentes. Atingiu-se uma capacidade gravimétrica do tanque de referência (massa de armazenamento de hidrogénio por peso do tanque) através de inovações na configuração do revestimento de plástico e eficiência do padrão de camadas, o que resultou na redução de espessura.

O novo veículo para produção em massa vai ainda apresentar tecnologias avançadas de assistência ao condutor, bem como uma vasta autonomia a hidrogénio. Serão revelados mais detalhes sobre as características do novo ADAS (Advanced Driver Assisting System – Sistema Avançado de Auxílio ao Condutor) em janeiro de 2018 na CES, juntamente com o nome oficial do modelo.

“Com uma eficiência excecional, estilo sereno, e performance descomprometida, a nossa próxima geração de SUV fuel cell é o verdadeiro conceito de um veículo ecológico do futuro,” afirmou Lee Ki-sang, Vice-Presidente Sénior do Centro de Tecnologia Ecológica do Grupo Hyundai. “A Hyundai vai assumir a liderança no desenvolvimento e produção de veículos ecológicos que vão contribuir para uma sociedade com quase zero emissões.”

Design futurista inspirado pela natureza

O novo FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle – Veículo Elétrico Fuel Cell) herdou impressionantes características de design do FE Concept, que foi exibido no Geneva Auto Show de 2017. O novo modelo evolui sob o design do concept anterior, adotando formas orgânicas e fluidas, inspiradas na natureza – nomeadamente na água, a única emissão do modelo – com um design minimalista que enfatiza a sua natureza não poluente.

O novo modelo incorpora um design puro e sereno, que reflete a sua presença calma em estrada, exibindo ainda uma postura confiante e carismática de SUV, que traduz a sua capacidade para viajar por longas distâncias e explorar lugares remotos, em harmonia com a natureza.

Alguns elementos minimalistas destacam a maturidade técnica do modelo e a sua tecnologia de ponta. Os faróis ocupam toda a largura do veículo e criam um efeito que remete mais uma vez para a natureza, representando a linha do horizonte.

O seu visual high-tech é ampliado por elementos “low-drag” que acentuam um design puro e calmo. Os puxadores estão ao nível da porta, enquanto a cortina de ar – em conjunto com o túnel de ar no pilar D – maximizam a eficiência aerodinâmica. O design das jantes procura oferecer um estilo cativante e fluxo de ar “low-drag” otimizado baseado na construção especializada a duas peças.

O layout interior simples integra intuitivamente elementos de elevada tecnologia, para evitar desorganização e enfatizar uma presença relaxante. O tablier amplo com uma consola alta reforça a posição de condução elevada ao estilo SUV e incorpora controlos intuitivos e ergonomicamente concebidos bem como o ecrã AV.

Refletindo o design exterior, no interior constatam-se cores contidas, mas sofisticadas, inspiradas na natureza. As cores discretas criam um ambiente ultramoderno, complementado por materiais líderes da indústria e com certificação ecológica. Foi ainda utilizada uma mistura única de tecido e camurça para conferir um acabamento futurista ao design dos bancos.

A Hyundai irá desenvolver a sua primeira estrutura dedicada a veículos elétricos, que irá permitir produzir múltiplos modelos com maior autonomia.

A marca vai ainda fortalecer a sua liderança mundial na tecnologia fuel cell, ao aumentar os esforços de investigação e desenvolvimento para impulsionar a performance e resistência dos FCEV, e ao criar soluções menos volumosas e mais baratas para poder aplicar em modelos mais pequenos. Como parte destes esforços, a Hyundai vai pré-apresentar um autocarro movido a hidrogénio no final deste ano

Sociedade de Hidrogénio ao alcance de todos

A Hyundai irá participar no projeto “Hydrogen House”, concebido pela câmara de Seul, exibindo protótipos do novo veículo fuel cell a partir de hoje e até dia 17 de novembro, para promover os veículos sem emissões e uma Sociedade de Hidrogénio. É através de iniciativas como esta que a Hyundai vai demonstrar como uma Sociedade Movida a Hidrogénio poderá concretizar-se num futuro não muito distante.

A Hyundai, primeiro construtor mundial a implementar uma linha de produção em massa para veículos fuel cell, tem fornecido veículos fuel cell desde 2013, e venda agora para 18 países em todo o mundo. A investigação da empresa em tecnologia fuel cell começou em 1998 e desenvolveu o seu primeiro veículo fuel cell baseado no Hyundai Santa Fe, em colaboração com a CaFCP (California Fuel Cell Partnership).

Após vários anos de desenvolvimento e produção, a Hyundai provou que os veículos fuel cell são tão competitivos como os de motor de combustão em termos de segurança e rentabilização.

A Hyundai irá apresentar o novo SUV movido a hidrogénio no inicio do próximo ano na Coreia, seguida pelos mercados Norte Americano e Europeu. A empresa considera ainda expandir para mercados com forte potencial de crescimento para veículos ecológicos tal como a China.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)