Magma: A nova divisão da Genesis para aquecer o panorama da alta performance
Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring

Hyundai quer usar inteligência artificial para diagnosticar ferimentos em acidentes

By on 13 Junho, 2019

O sistema que a Hyundai está a desenvolver, quer ajudar os serviços de socorro a chegar ao local e saber, exatamente, o que vai encontrar em termos de ferimentos dos ocupantes dos veículos, facilitando o socorro e as possibilidades de sobrevivência.

A ideia é usar a inteligência artificial para que o sistema embarcado no veículo possa, após o acidente, diagnosticar o tipo de ferimentos e em sete segundos enviar para os socorristas um relatório completo de ferimentos.

A parceria é feita com o especialista em inteligência artificial MDGo, e este trabalho permitirá reduzir o tempo de resposta a um acidente e o cuidado a dispensar aos feridos, descartando o fator surpresa ou desconhecimento, na abordagem a um acidente.

O sistema utilizará sensores que rapidamente analisarão e compilarão um relatório imediatamente a seguir ao acidente e enviará em 7 segundos esse mesmo relatório para os socorristas. A tecnologia está baseada num programa de Inteligência Artificial que aprende ao fazer comparações entre as previsões que faz e relatórios médicos feitos por profissionais, através de um sistema conhecido como “aprimoramento interativo”.

Para já, a Hyundai está a desenvolver o sistema e a conduzir muitos estudos que vão oferecer dados suficientes para que a tecnologia possa ser um sucesso antes de a introduzir em todos os seus veículos.

“Esperamos uma significativa melhoria nas ações de socorro a sinistrados desde já, embora tenhamos objetivos de longo prazo que passam por oferecer aos ocupantes dos veículos maior segurança utilizando esta tecnologia para fazer diagnósticos em tempo real, proporcionando maior segurança aos utilizadores” referiu Young-Cho Chi, responsável pelo departamento de inovação da Hyundai.

A juntar a este sistema de monitorização de ferimentos em caso de acidente, que envia um relatório detalhado das consequências de um acidente, a Hyundai tem o Elevate, um protótipo de ambulância capaz de chegar a qualquer local e resgatar feridos de locais de difícil acesso, permitindo, assim, um socorro mais rápido, eficaz e que pode fazer a diferença na hora de salvar vidas.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)