Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring
Hyundai Ioniq 5 N:  650 CV de potência já disponíveis em Portugal. Conheça o preço

Hyundai revela protótipo de scooter elétrica com 20 km de autonomia (c/vídeo)

By on 27 Agosto, 2019

A mobilidade é um dos temas mais discutidos nos últimos anos e a famosa “last mille” ou último quilómetro, aquele onde o automóvel não chega, tem sido resolvido com “scooters” que se podem guardar no carro ou alugar. A Hyundai quis ir mais longe.

A ideia da casa coreana é que essa “last mille” possa durar… 20 km! Como? Através de uma “scooter” elétrica equipada com uma bateria de iões de lítio de 10.5 Ah, suficiente para uma autonomia de 20 km a uma velocidade máxima de 20 km/h.

Por enquanto ainda em fase de protótipo, esta “scooter”, adaptável às bagageiras dos futuros modelos da Hyundai tem tração traseira, luzes dianteiras e traseiras de estilo elegante. A “scooter” é carregada no veículo de forma automática através da eletricidade gerada pelo próprio carro durante a condução.

Para aumentar a segurança, a roda dianteira tem suspensão, e no que toca ao peso, é de apenas 7,7 quilos, sendo totalmente portátil. Tem um ecrã que apresenta o estado da bateria e a velocidade. Os faróis LED dianteiros permitem utilização noturna. E a Hyundai já pensa em introduzir um sistema de travagem regenerativa que pode aumentar a autonomia em 7%.

Para DongJin Hyun, diretor do departamento de robótica da Hyundai, “esta é a primeira scooter aplicada em viaturas e pode vir a ser utilizada em futuros modelos da Hyundai. Queremos tornar a vida dos nossos clientes o mais fácil e agradável possível. A nossa scooter elétrica proporcionará desde o primeiro ao último quilómetro, uma viagem cheia de alegria, ao mesmo tempo que reduzirá o congestionamento e emissões nos centros das cidades.”

Segundo um estudo da McKinsey&Company, o mercado da mobilidade “last mille” nos EUA, Europa e China deve crescer acima dos 500 mil milhões de euros até 2030.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)