Hyundai IONIQ 5 N: Pneus Pirelli especificamente desenvolvidos no Nürburgring
Hyundai Ioniq 5 N:  650 CV de potência já disponíveis em Portugal. Conheça o preço

Hyundai volta a colaborar com Giugiaro em busca de um dos seus ícones

By on 29 Novembro, 2022

Com o objetivo de valorizar todos os pedaços da sua história, a Hyundai vai voltar a contar com o design de Giugiaro na reconstrução do Hyundai Pony Coupe Concept original de 1974.

Durante uma Design Talk que decorreu recentemente em Seoul, a Hyundai anunciou que vai trabalhar em conjunto com a empresa italiana de design GFG Style, fundada por Giorgetto and Fabrizio Giugiaro, com o objetivo de reconstruir o automóvel que mais tem utilizado como fonte de inspiração ao longo de quase meio século e que, infelizmente, já não existe.

O Hyundai Pony Coupe Concept original de 1974 foi um de cinco projetos também criados por Giorgetto Giugiaro, sendo que este formato de Coupé foi um dos escolhidos para marcar presença no salão automóvel de Turim de 1974 pela sua originalidade. Com uma secção dianteira em cunha, faróis redondos e linhas geométricas que se assemelhavam a um ‘origami’, o Pony Coupé estava destinado aos mercados norte-americano e europeu. No entanto, o projeto foi interrompido em 1981, mesmo antes do início da sua produção, devido a uma economia instável.

Embora este protótipo não tivesse chegado a ser produzido, foi sempre um modelo que marcou os responsáveis da Hyundai, sendo que os seus traços mais ousados deram uma ajuda no início da produção automóvel coreana e na criação do nome Pony, que esteve no mercado entre 1975 e 1990, sendo comercializado um pouco por todo o mundo.

Ainda hoje, este modelo tem um enorme impacto nos projetos da marca, sendo visível a sua inspiração em modelos como o recente IONIQ5 ou no ainda mais recente laboratório sobre rodas que fascinou a indústria automóvel este ano, o N Vision 74.

Tal como é referido por Giorgetto Giugiaro, “Desenhei o Hyundai Pony quando ainda era um jovem designer no início da minha carreira. Senti-me muito orgulhoso por estar encarregue de criar um veículo para uma empresa e um país que estava prestes a assumir um mercado global ferozmente competitivo. Agora, sinto-me profundamente honrado por a Hyundai me ter pedido que reconstrua este modelo para a posteridade e como uma celebração da herança da marca“.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)