Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Ian Callum abandona a Jaguar após 20 anos de liderança do estilo da marca

By on 4 Junho, 2019

A Jaguar confirmou que Ian Callum vai abandonar o cargo de responsável pelo estilo da marca, depois de duas décadas nessa posição.

Segundo o comunicado, Ian Callum irá “perseguir outros projetos de design” e será substituído por aquele que é o Diretor Criativo de Estilo da marca, Julian Thompson. Continuará ligado ao construtor britânico no papel de consultor de estilo.

“Tive uma carreira incrível na Jagviar. Um dos meus maiores destaques foi criar o XF, pois representou o começo de uma nova era na Jaguar, saindo do desenho tradicional para uma abordagem moderna. E isso foi um marco decisivo para a marca!” Palavras de Ian Callum sobre a sua saída, explicando, ainda, que “assumi este cargo com a missão de levar o estilo da Jaguar para o lugar onde merece estar. Foram precisos 20 anos, mas acredito que conseguimos o objetivo. Consolidado o objetivo e com a linguagem de estilo afirmada, está na hora de seguir em frente, pessoal e profissionalmente, explorando outros projetos.”

O designer escocês começou a sua carreira na industria automóvel desenhando peças para a Ford em 1979. Após 11 anos na casa da oval azul, entrou na Tom Walkinshaw Design, onde foi parcialmente responsável pelo estilo do Aston Martin DB7. Dez anos depois da sua estreia, Ian Callum sucedeu a Geoff Lawson como responsável pelo estilo da Jaguar e, também, da Aston Martin. Foi, também, o responsável pelo estilo do Aston Martin DB9 e do Vanquish, mesmo que este último seja habitualmente creditado a Henrik Fisker.

Ian Calum assinou vários projetos e o XK de 2006 foi o primeiro modelo que exibia a sua assinatura, seguindo-se o XF em 2008. A nova era da Jaguar, em termos de estilo, fcou completa cok o XJ de 2010. A partir daqui foi o gestor dos projetos do nado morto C-X75, da XF Sportbrake, F-Type, XE, F-Pace e o i-Pace, todos feitos debaixo da sua supervisão.

Veremos onde é que Ian Callum vai dar largas á sua fértil imaginação e tremendo talento nesta arte de desenhar automóveis.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)