Novo Porsche Cayenne GTS: Performance aliada ao sentido prático
Porsche quer manter V8 até depois de 2023

Iberian Porsche Meeting – 1ª edição destinada a Portugal

By on 7 Abril, 2017

Portugal é reconhecido pela sua capacidade organizativa e é sempre bom quando novos eventos têm o nosso país como destino. É precisamente esse o caso com a 1ª edição do Iberian Porsche Meeting, a 8 e 9 de julho, com um percurso que passa e conta com o apoio das Câmaras Municipais de Cascais, Évora e Portimão.

Conf_imprensa -130 (1)

O Iberian Porsche Meeting é ‘só’ a maior reunião de desportivos Porsche da Península Ibérica e irá passar a realizar-se anualmente, com a sua organização a alternar entre Portugal e Espanha. Este encontro é naturalmente dirigido a todos, esperando-se obviamente a presença de proprietários, potenciais clientes e aficionados da marca. O cabeça de cartaz desta 1ª edição é um nome que dispensa apresentações, Mark Webber.

Inspirando-se no sucesso da comemoração portuguesa do 50.º aniversário do 911 – em junho de 2013, na baía de Cascais e na serra de Sintra, que receberam a maior exposição itinerante do modelo alemão, devidamente enquadrada no que, à época, foi o mais importante evento da Porsche realizado no nosso país – a Porsche anunciou a edição inaugural do Iberian Porsche Meeting, de que o AutoSport é parceiro.

Outdoor Iberian Porsche Meeting 2017_low

Porsche em toda a linha

A marca alemã vai alargar o espetro do evento a toda a sua gama de desportivos, tornando-o mais plural e dinâmico que o referido. Para tal, a Porsche vai convidar os proprietários a partilharem a sua paixão e a comparecerem no maior encontro de coupés, descapotáveis e Gran Turismo com a chancela da insígnia.

O objetivo é que este seja o primeiro de uma cadência regular de certames internacionais a realizarem-se, daqui em diante, em Portugal e Espanha, alternadamente. O Iberian Porsche Meeting responde, deste modo, aos desejos de clientes e entusiastas para que iniciativas semelhantes ao 50.º aniversário do Porsche 911 continuassem a coexistir no calendário de ações da marca. A primeira reunião do género em Portugal, o Iberian Porsche Meeting pretende ser um estimulante ponto de encontro entre a marca, os seus clientes e aficionados, traduzindo-se igualmente na maior agregação de desportivos Porsche da Península Ibérica.

Seis grupos de participantes

No que pretende ser o maior encontro de veículos desta natureza alguma vez realizado, os participantes do Iberian Porsche Meeting estarão divididos por seis grupos que contemplam as diversas séries e gerações de desportivos da marca:

– “356” (356, 356 A, 356 B, 356 C);

– “911 | 912 | 914” (912, 912 E, 914, 911 Classic, 964, 993, 996, 997, 991);

– “Transaxle” (924, 944, 928, 968);

– “Boxster | Cayman” (986, 987, 981, 718);

– “Panamera” (970, 971);

– “Supercars” (959, Carrera GT, 918 Spyder).

A segmentação foi idealizada para proporcionar a melhor experiência possível a proprietários, potenciais clientes e aficionados da marca, naquele que certamente se irá materializar num desfile de desportivos Porsche sem paralelo no nosso país.

356 com dias ‘atarefados’

Como uma forma de ligar umbilicalmente a história do fabricante ao evento, e salientar, do mesmo modo, a importância do seu primeiro desportivo — o icónico Porsche 356 —, a organização traçou como objetivo a reunião simbólica de 356 veículos nesta primeira edição do Iberian Porsche Meeting. A coroar este encontro de gerações estará uma prova de velocidade no Autódromo Internacional do Algarve — o ponto alto de uma jornada de dois dias, com início na elegante Marina de Cascais, para a reedição da Porsche Parade, e que levará os participantes a desfilarem pelo centro da vila em direção à Avenida Marginal.

No roteiro segue-se uma viagem até Évora, onde simultaneamente decorrerá o primeiro momento de convívio — o almoço que terá lugar no aeródromo da cidade — e o contacto inaugural dos membros da caravana com a pista. Estes terão de superar uma interessante zona-espetáculo, delineada com a diversão em mente.

Já a passagem pelo circuito de Portimão permitir-lhes-á desfrutar das suas viaturas em segurança, num ambiente controlado, e satisfazer todos os seus ímpetos pela adrenalina tradicionalmente associada à condução de um Porsche, num programa de atividades diversificado. Além de 60% do trajeto ser percorrido com recurso à navegação por roadbook, os participantes terão a oportunidade de suplantar vários desafios em pista: juntamente com a Power Street Stage que terá lugar em Évora aguarda-lhes um slalom cronometrado que segue o mesmo espírito das edições do Rali de Portugal da década de 1980. Mas também uma prova composta por treinos cronometrados, a que se seguirá uma manga de 7 voltas, designada por Challenge 25 Anos Porsche Club Portugal. Para satisfazer os desejos dos proprietários de veículos de competição, a organização criou ainda o Porsche Racing Challenge — um programa direcionado para todos os que compitam com Porsche clássicos ou modelos Cup, GT3 e GT2.

Mark Webber – o convidado de luxo

Figura incontornável do automobilismo mundial ao longo dos últimos 20 anos, o australiano Mark Webber é o cabeça-de-cartaz desta primeira edição do Iberian Porsche Meeting. O antigo piloto de Fórmula 1 e campeão do World Endurance Championship (WEC), precisamente com a Porsche, em 2015, será parte integrante da comitiva do evento, acompanhando os participantes no maior encontro de desportivos Porsche da Península Ibérica. Os interessados deverão fazer a sua inscrição online em www.iberianporschemeeting.com — o portal dedicado em exclusivo ao evento.

Câmaras bem presentes

Tendo por base o impacto do evento organizado em 2013, o forte e importante contributo a nível turístico – abrangendo mais de 400 km em estrada aberta; possibilitando aos participantes conhecerem Portugal por estradas que privilegiam o prazer de condução, o percurso delineado entre o litoral, interior e sul do país constitui-se como um excelente veículo para a promoção do território e da sua premiada hotelaria, sem esquecer o clima ameno e a riqueza gastronómica que lhe é reconhecido – e a marca Porsche em si, esta primeira edição conta com o apoio das concelhias de Cascais, Évora e Portimão.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)