Ford F-150 Raptor R com 700 cavalos de potência é a mais potente de sempre
Esta é a Raptor que não vamos conhecer no mercado europeu

Icónico Ford F-150 chega à Noruega: “batiam-me à porta”, diz Diretor Geral da Ford

By on 20 Abril, 2023

O Ford F-150 Lightning 1 – a versão elétrica da icónica pickup mais vendida na América – prepara-se para chegar à Europa, depois de a Ford ter selecionado a Noruega como o primeiro país a conferir à multi-premiada pick-up um estatuto mundial.

Os clientes do mercado mais desenvolvido do mundo no que respeita à adoção de Veículos Elétricos (VE), são os primeiros, depois dos EUA e do Canadá, a poderem candidatar-se à aquisição de um número estritamente limitado de versões especiais F-150 Lightning Lariat Launch Edition, na sequência de uma expressiva procura por parte dos consumidores.

A combinação sem precedentes em termos de desempenho em estrada e fora de estrada, versatilidade e condução sem emissões do F-150 Lightning ajusta-se, na perfeição, ao trabalho e à vida ao ar livre, num país onde aproximadamente dois terços de todos os veículos novos estão equipados com tração integral, de modo a enfrentar as mais exigentes condições de utilização; as autoridades estão a avançar no sentido de que o total das vendas de veículos novos (automóveis e veículos comerciais ligeiros) atinjam os 100% elétricos até 2025; além disso, o conceito “friluftsliv” – cultura de liberdade de movimentos na natureza – está fortemente enraizada na filosofia norueguesa.

“Ao longo dos meus 25 anos na Ford, nunca vi nada como a paixão e a procura que estou, neste momento, a constatar por parte dos condutores que desejam sentar-se ao volante do nosso F-150 Lightning. Tive, literalmente, clientes a bater à minha porta a pedir a introdução da ‘pickup’ elétrica na Noruega”, disse Per Gunnar Berg, Diretor Geral da Ford Noruega. “O F-150 Lightning é o parceiro ideal para muitos clientes na Noruega, graças à sua capacidade em satisfazer o nosso desejo de aventura, ao mesmo tempo que desenvolvemos a nossa paixão pela proteção ambiental”.

A Ford possui uma fortíssima aposta em veículos elétricos, tendo, no ano passado, anunciado que, a partir de 2030, apenas irá oferecer veículos de passageiros 100% elétricos, e que a sua gama de veículos comerciais tornar-se-á 100% elétrica a partir de 2035. Também até 2035, a Ford aponta para a obtenção da neutralidade de carbono em toda a sua pegada europeia, em termos das suas instalações, logística e fornecedores diretos. A empresa está a investir 50 mil milhões de dólares a nível mundial, até 2026, para atingir uma taxa de exploração orientada superior a 2 milhões de veículos 100% elétricos até ao final desse ano. A Ford prevê que, até 2030, mais de metade da sua produção global seja dedicada exclusivamente a VE, e visa a neutralidade de carbono a nível mundial o mais tardar até 2050.

No mês passado, a Ford revelou também a disponibilidade do novo crossover médio Explorer 100% elétrico 2 para os clientes europeus, um dos dez veículos elétricos que a companhia irá introduzir no mercado até 2024, lote onde se inclui, também, o Mustang Mach-E, 3 modelo que regista na Noruega 22 por cento das vendas europeias: “A Ford está a proceder ao alargamento dos limites dos veículos elétricos como só a marca pode fazer”, referiu Martin Sander, Diretor Geral da Ford Model e, Ford Europa. “Robusta e competente como as versões da Série F que há décadas lideram as vendas, mas injetada com tecnologias do futuro, o F-150 Lightning é o F-150 mais inteligente de sempre e a demonstração perfeita de como uma aposta total em veículos elétricos contribui para tornar os nossos veículos genuinamente mais Ford do que nunca”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)