Battista Edizione Nino Farina passeou no Mónaco
Quer comprar carro? Siga este plano

ID.3 com boa nota nos testes da ADAC. Durabilidade da bateria destacou-se

By on 31 Outubro, 2023

A ADAC (Allgemeiner Deutscher Automobil-Club e.V.), a maior associação automóvel da Europa, testou o VW ID.3 e ficou satisfeita com os resultados do teste. Foram 100 mil quilómetros percorridos com diferentes ensaios, com o ID.3 a dar boa conta de si.

Foi testado um ID.3 Pro S1 com 77 kWh de energia líquida da bateria, para o qual a Volkswagen, tal como para todos os outros modelos da família ID., garante que a bateria ainda tem pelo menos 70% da sua capacidade líquida original, depois de oito anos de funcionamento ou 160.000km de condução.

Para atingir o marco dos 100.000 km o mais rápido possível, o ID.3 foi frequentemente carregado a 100 por cento em postos de carregamento rápido. Além disso, contrariamente à recomendação, o veículo estava normalmente pronto para o próximo examinador na estação de carregamento com um nível de carga de 100%, por vezes durante vários dias. Apesar do tratamento ríspido, a bateria apresentava no final do teste uma capacidade líquida de 93%.

A ADAC tem uma recomendação clara para os clientes: as atualizações de software devem ser sempre instaladas. Durante o teste de resistência, o ID.3 recebeu várias atualizações de software. Além de várias correções de bugs, as atualizações trouxeram, entre outras coisas, um aumento na potência de carregamento de até 170 kW. As atualizações também tiveram um efeito positivo no consumo e, portanto, na gama. Em particular, o novo software melhorou significativamente o consumo de energia em distâncias curtas e temperaturas de inverno de 0 a 5°C.

O inteligente “Electric Vehicle Route Planner”, que o ID.3 também recebeu através de uma atualização, foi igualmente elogiado pelos testadores do ADAC. Numa viagem mais longa, planeia as paragens de carregamento de forma a alcançar o destino o mais rapidamente possível. Além do estado de carga da bateria, o sistema também leva em consideração a situação atual do trânsito e as suas previsões. As paragens de carregamento são avaliadas dinamicamente e baseiam-se no desempenho dos postos de carregamento. Como resultado, o planeamento das viagens pode sugerir duas paragens de carregamento curtas com alta potência, em vez de uma única longa com baixa potência.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)