Novo Nissan Qashqai: renovação estética e atualizações tecnológicas
Nissan: Unidade para fabricação de baterias de estado sólido apresentada

Infiniti deixa mercado europeu

By on 12 Março, 2019

A marca de luxo da Nissan vai abandonar o mercado europeu e parar a produção do Q30 e do QX30, feita na unidade fabril de Sunderland, no Reino Unido, já no mês de julho.

Será em 2020 que a Infiniti se vai retirar do mercado europeu, mas a produção em Sunderland acaba já em julho, tudo fazendo parte de uma reestruturação global da Infiniti, que passará o foco para os mercados norte americano e chinês, mantendo uma curta presença no Leste da Europa, Médio Oriente e Ásia.

Recordamos que a Infiniti lançou-se no mercado europeu em 2008, mas a verdade é que nunca foi uma marca de sucesso, não só porque nunca foram além dos 60 mil clientes no Velho Continente, mas também porque não investiram em todos os mercados europeus.

Além disto, a Infiniti não consegue desenhar um plano financeiro que sustente os pesados investimentos necessários para a tecnologia que reduz as emissões de acordo com as limitações impostas pela União Europeia. Ou seja, a Infiniti teria de investir massivamente, como estão a fazer outros construtores, na eletrificação para cumprir as normas que, em 2020, passam a ser, em média, de 95 gr/km de CO2.

Ora, com clientela curta incapaz de financiar os investimentos na eletrificação – que a Infiniti poderia fazer, pois conhece a tecnologia, mas com um custo insustentável – a marca decidiu sair do mercado europeu.

Para já, o Q30 e o QX30, que nunca conheceram número de vendas suficientes, acabam a produção em julho e desaparecem do catálogo. Ficará, apenas, o Q50 no catálogo até que desapareça já no próximo ano.

Em causa ficam cerca de 7 mil postos de trabalho que a Nissan vai tentar dividir por todas as suas operações na Europa. A Infiniti vai assegurar que o parque rolante existente possa ser cuidado pelo serviço após venda nos próximos anos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)