Novo VW Crafter: Atualizado, agora com integração do ChatGPT
Novo VW Transporter Cargo: Mais espaço para carga

IQ. Drive é a marca global de serviços de assistência Volkswagen

By on 8 Março, 2019

Todos os sistemas de assistência ao condutor passam a estar dentro de um pacote denominado IQ.Drive.

O objetivo declarado da Volkswagen é caminhar rumo à condução autónoma, mesmo que seja um trajeto pejado de dificuldades. Para evitar dispersões e oferecer um pacote de ajudas à condução, a marca de Wolfsburg decidiu criar uma marca global que reúne todos os sistemas de auxilio à condução.

Segundo a Volkswagen, IQ. Drive representa todos os sistemas inteligentes atualmente disponíveis para a condução, estacionamento e segurança, bem como todas as inovações já desenvolvidas pela VW para permitir a condução autónoma até ao nível 5 (sem condutor).

Assim, debaixo do IQ. Drive encontramos o Park Assist (deixar um lugar de estacionamento), Lane Assist (mudar de faixa em segurança), Front Assist com City Emergency Brake (ajuda a prevenir acidentes com travagem autónoma de emergência), Side Assist (assistente de mudança de faixa de rodagem), ajuda às manobras com reboque (Trailer Assist) e se o condutor sofrer uma doença súbita, o “Emergency Assist” tomará o comando do carro e imobilizá-lo-á em segurança.

Uma novidade dentro do IQ. Drive será o “Travel Assist”. Este sistema permite a condução semi autónoma até 210 km/h. O Cruise Control Adaptativo tomará conta da orientação longitudinal, e o Lane Assist da orientação transversal, mas a capacidade dos sensores, radares e câmaras foram ampliadas e por isso o Travel Assist tem, agora, assistente para engarrafamentos e permite que as velocidades sejam muito maiores. O máximo será o nível 2 de condução autónoma, ou seja, devido ás regras vigentes, o condutor tem de estar permanentemente no controlo, com o carro a verificar isso constantemente.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)