Ford considera produção de novo veículo híbrido em Espanha
Fábrica alemã da Ford parada, devido a greve

Já chegou a versão Active do novo Ford Focus

By on 22 Novembro, 2018

Já estão disponíveis no mercado nacional as versões Active – hatchback e wagon – da nova geração do Ford Focus, lançada este ano. Depois do Fiesta Active e do KA+ Active, o Focus é o terceiro membro da marca da oval azul a receber uma versão Active, caracterizado por uma maior altura ao solo (+30 mm à frente e 34 mm atrás) e uma estética aventureira, numa ode ao espírito SUV. 

Exterior/Interior

A carroçaria destaca-se pelas proteções que a contornam, dos pára-choques às cavas das rodas, e conta com barras de tejadilho de série, assim como com jantes de liga leve de 17 polegadas com pneus 215/55/R17, ou de 18 polegadas em opção, com pneus 215/50/R18. Branco Metrópolis e Laranja Glow são as novas cores de carroçaria.

A maior distância entre eixos (+50 mm), a par de um tablier menos expressivo, uma consola central mais estreita e a adoção por um travão de mão elétrico, contribuem para o aumento do espaço interior.

No caso dos passageiros dos bancos dianteiros, ao nível dos ombros contam agora com 1.421 mm. Já atrás há mais 50 mm de espaço para os joelhos, com os agora 81 mm a colocarem o Focus como o melhor da classe neste parâmetro. Para os ombros há também mais 60 mm face ao modelo anterior.

A bagageira tem abertura automática, ao passarmos com o pé debaixo do pára-choques traseiro. Na carrinha a capacidade máxima da bagageira é de 1635l.

Motor e Suspensão

Em Portugal, a gasolina temos o motor 1.0 EcoBoost e no caso diesel os 1.5 e 2.0 EcoBlue. Ambos disponíveis com caixa manual de 6 velocidades ou com a nova caixa automática de 8.

O Ford Focus Active surge também com suspensão traseira independente com triângulos duplos sobrepostos. No casos das versões carrinha os amortecedores foram reposicionados para melhorar o desempenho do veículo.

Além dos modos de condução Eco, Normal e Sport as versões Active incorporam os modos Slippery e Trail. O primeiro adapta os controlos de estabilidade e tração às necessidades nos pisos de lama, neve e gelo. Já o modo Trail regula o ABS e controlo de tração para quando em pisos moles, como de areia. 

Sistemas de assistência à condução

Entre os sistemas de assistência à condução, os maiores destaques são: cruise control adaptativo, sistema frontal de iluminação adaptativa e assistência ativa ao estacionamento; reconhecimento de sinais de velocidade; centragem na faixa; faróis adaptativos com a nova função preditiva em curva (utiliza a câmara) e sensível aos Sinais; sistema ativo de assistência ao estacionamento 2; Head-up display (o primeiro disponibilizado pela Ford na Europa); assistente de manobras evasivas (estreia no segmento segundo a marca).

Conectividade e infoentretenimento

A conectividade e infoentretenimento é garantida pelo Ford SYNC 3, o qual permite aos condutores controlar as funções de áudio, navegação e climatização, assim como ligar telemóveis. O sistema conta também com um ecrã tátil de 8 polegadas e é compatível com Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som está a cargo da B&O. Já o FordPass Connect de modem integrado faz do Focus um hotspot WiFi móvel com capacidade para conectar até 10 dispositivos.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)