Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Já é possível encomendar um Jaguar E-Pace

By on 14 Julho, 2017

O novo Jaguar E-PACE é um SUV compacto de cinco lugares que proporciona o design e a performance de um desportivo Jaguar num veículo espaçoso, funcional e conectado com tração integral. Já se encontra disponível para encomenda, com um preço desde 45.257,52€.

O E-PACE junta-se à família SUV da Jaguar, onde se incluem o I-PACE, o primeiro SUV da Jaguar totalmente elétrico, e o SUV de alta performance F-PACE, recentemente galardoado com o prémio World Car of the Year Awards (Carro do Ano Mundial).

O design exterior desportivo foi inspirado no F-TYPE e caracteriza-se pela grelha Jaguar distinta, proporções imponentes, projeções curtas e uma traseira poderosa. As jantes em liga leve opcionais de 21 polegadas proporcionam ao E-PACE uma presença em estrada arrojada e funcional que transmite imediatamente a sua agilidade dinâmica. O ADN dos desportivos Jaguar encontra-se também patente no perfil fluido do tejadilho e no design gráfico distinto dos vidros laterais.

“Os princípios de design característicos da Jaguar fazem com que o E-PACE se distinga imediatamente como o desportivo do seu segmento. O nosso novo SUV compacto conjuga o espaço interior, a conectividade e a segurança esperados pelas famílias, com proporções, uma pureza de design e uma performance que não são normalmente associadas a um veículo tão prático”, afirmou Ian Callum, Director of Design da Jaguar.

O E-PACE será um dos veículos mais ligados e inteligentes do seu segmento. O sistema de informação e entretenimento com ecrã táctil da próxima geração liga os clientes às suas aplicações preferidas, como Spotify, através das InControl Apps da Jaguar Land Rover.

A conectividade digital encontra-se presente em todo o habitáculo para satisfazer os requisitos de uma família moderna. Podem ser incorporadas até quatro fichas de carregamento de 12 volts e cinco fichas USB, em complemento a um Hotspot Wi-Fi 4G para até oito dispositivos.

O E-PACE apresenta um espaço interior excecional para um veículo do seu segmento. Este SUV compacto tem um comprimento de 4.395 mm, com projeções dianteiras e traseiras curtas que medem 882 mm e 832 mm, respetivamente. A distância entre eixos de 2.681 mm permite dispor de capacidade para cinco ocupantes que desfrutam de conforto total com um espaço para as pernas de 892 mm, enquanto a enorme capacidade de carga de 557 litros de espaço para bagagem é conseguida graças à sofisticada arquitetura Integral Link da suspensão traseira do veículo.

A estrutura do chassis desenvolvida para o E-PACE tira o máximo partido do espaço interior e proporciona, simultaneamente, uma base sólida para as suas impressionantes prestações dinâmicas em qualquer superfície. O design da suspensão traseira Integral Link permitiu aos engenheiros da Jaguar atingir o nível esperado de capacidade de resposta e agilidade sem sacrificar o requinte de condução.

O Sistema Dinâmico Configurável proporciona controlo superior ao condutor, que pode ajustar individualmente o acelerador, a caixa automática, a direção e, quando instalado, o Sistema Dinâmico Adaptativo de Suspensão. Pela sua parte, o Sistema Dinâmico Adaptativo deteta as solicitações do condutor e os movimentos da carroçaria e das rodas e antecipa as cargas na suspensão e no chassis. Desta forma, ajusta o amortecimento para melhorar o controlo de rolamento e a agilidade em todas as condições. O resultado é que o E-PACE disponibiliza todo o espaço necessário ás famílias jovens com todo o carácter de um verdadeiro desportivo Jaguar.

Sob o capot do E-PACE podemos encontrar diferentes versões dos motores Ingenium diesel e a gasolina, todos tão eficientes como potentes. O novo motor Ingenium turbo gasolina de 300 CV permite ao E-PACE acelerar de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 243 km/h. Os clientes que procuram eficiência absoluta podem optar pela versão Ingenium diesel de 150 CV com tração dianteira que disponibiliza emissões de CO2 de 124 g/km.

“O E-PACE proporciona o melhor de ambos os mundos: o dinamismo dos desportivos Jaguar e a funcionalidade dos SUV compactos. O membro mais recente da família “PACE” disponibiliza requinte, espaço interior e soluções inteligentes de arrumos interiores em conjunto com um comportamento atraente e os novos motores Ingenium diesel e a gasolina da Jaguar”, afirmou Alan Volkaerts, Vehicle Line Director do Jaguar E-PACE.

O sistema de tração às quatro rodas Transmissão Ativa do E-PACE é uma estreia tecnológica para a Jaguar. Esta configuração inteligente conjuga uma tração excecional com o carácter inconfundível da tração traseira da Jaguar. A capacidade de distribuição do binário disponibiliza níveis ideais de estabilidade, dinamismo e consumos independentemente das condições.

O E-PACE incorpora as últimas tecnologias de segurança e assistência ao condutor: uma câmara estereoscópica é a base do avançado sistema de travagem de emergência, que deteta também os peões, e apoia outras funções como o Aviso de Saída de Faixa, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito, o Limitador de Velocidade Adaptativo e o Monitor da Condição do Condutor. Os condutores podem realizar manobras complicadas com tranquilidade total dado que todos os veículos incorporam de série Sensores de Estacionamento Dianteiros e Traseiros.

A câmara é também utilizada pelo sistema de direção assistida elétrica para proporcionar a função de Assistência nos Ângulos Mortos que auxilia a reduzir o risco de danos laterais com outros veículos em estradas com várias faixas. Em complemento, o novo sistema de Deteção Dianteira de Veículos avisa o condutor quando se aproximam veículos em cruzamento com visibilidade reduzida. Nas características avançadas de segurança ativa inclui-se um airbag para peões que é insuflado a partir da secção traseira do capot para maximizar a proteção dos peões em caso de colisão.

O E-PACE é o primeiro Jaguar a incorporar a tecnologia HUD Thin-Film Transistor (TFT) da Jaguar, da última geração. Esta sistema avançado pode projetar até 66 % mais informação no para-brisas graças a gráficos a cores de grande dimensão com nitidez maximizada. Apresenta sempre a informação mais relevante, como a velocidade do veículo e as indicações de navegação. Em complemento, os avisos e atualizações dos sistemas de informação e entretenimento, segurança e conforto são projetados diretamente à altura dos olhos do condutor, de forma a reduzir a necessidade de desviar a atenção da estrada.

Todos os veículos E-PACE incorporam o sistema de informação e entretenimento de última geração Touch Pro da Jaguar. A tecnologia de controlo por voz, a interface do ecrã táctil de 10 polegadas e a página inicial personalizável tornam a interação com o sistema rápida, simples e muito intuitiva.

Os apreciadores de tecnologia e conectividade podem selecionar o painel de instrumentos digital TFT de 12,3 polegadas a cores e um dos dois sistemas de som topo de gama desenvolvidos em parceria com a Meridian.

O E-PACE encontra-se também disponível com o inovador acessório tecnológico Activity Key. Esta pulseira à prova de choques

e resistente à água incorpora um transponder RFID integrado que permite ao condutor desativar a chave principal dentro do veículo enquanto desfruta de atividades como corrida, natação ou ciclismo.

Quando a Activity Key é ativada, terá apenas que aproximar a pulseira ao topo da matrícula da tampa da bagageira para desativar qualquer chave convencional que esteja dentro do veículo.

O chassis robusto permite também rebocar até 1.800 kg (no caso de reboques com travões), sendo perfeito para utilização em atividades profissionais e lazer.

Ficha Técnica e Preços (ficheiros excel):

Ficha Técnica Jaguar E-Pace

Preços Jaguar E-Pace

 

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)