Como se mede a autonomia real de um automóvel 100 por cento elétrico?
Todos os documentos que deve ter no veículo

Jaguar acaba com o XJR 575 na Europa

By on 5 Outubro, 2018

O mais potente dos XJR vai deixar de estar à venda na Europa. Mais um automóvel liquidado pelo protocolo WLTP.

Menos de um ano depois de ter sido colocado á venda, a berlina de luxo com aspeto desportivo e motor V8 de 575 CV, acaba de ser liquidada devido ao protocolo WLTP, mais severo e complicado com resultados pouco simpáticos para automóveis como este. Sendo um carro de nicho com reduzido número de vendas, não faz sentido, em termos económicos, estar a gastar dinheiro na homologação do modelo com o protocolo WLTP e com as alterações que acabariam por ser inevitáveis.

O curioso da questão é que no mercado europeu o XJ passa a ser vendido, apenas, com motor diesel (o V6 3.0 litros com 300 CV), a primeira vez que isso sucede nos 50 anos de história do modelo! Juntamente com o XJR 575, foi também para o caixote do lixo o motor V6 de 3.0 litros com 340 CV, que já não faz parte das gamas XE e XF e dos Land Rover Discovery, Range Rover Velar e Sport. Nos Estados Unidos, ainda vão continuar, juntamente com o motor V8 de 5 litrops e 470 CV.

Esta nona geração do XJ ainda vai estar no mercado mais um par de anos, até receber nova evolução que oferecerá outras motorizações, incluindo uma unidade híbrida e uma versão totalmente elétrica.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)