Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Jaguar descontinua versões S dos modelos XE e XF

By on 23 Abril, 2018

Os Jaguar XE S e XF S já não estão disponíveis para encomenda, ambos estavam equipados com o motor V6 sobrealimentado do construtor britânico. A decisão de acabar com as versões S deveu-se a um desempenho comercial aquém das expectativas e a alterações nos regulamentos de emissões.

A partir de Setembro, novos veículos serão submetidos ao ciclo WLTP (Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure) e alguns motores terão de ser adaptados aos novos critérios para permanecerem homologados. Devido ao pobre desempenho comercial dos modelos, não compensaria investir na adaptação do bloco V6 ao novo ciclo de testes.

Ainda não foi confirmado, mas é muito provável que o V6 também deixe de fazer parte das linhas XJ e F-Pace. Prevê-se que a linha F-Type não seja afectada, o baixo volume de vendas do desportivo exonera-o de cumprir com os critérios impostos pela nova legislação.

Os modelos XE S e XF S foram indirectamente substituídos pelos XE 300 e XF 300, ambos integram um bloco 2.0 turbo de 4 cilindros e 300 cv, o mesmo da versão de entrada do F-Type.

As versões S permanecerão disponíveis no mercado norte-americano que não será afectado pelo WLTP.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)