Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Jaguar celebra o meio século do XJ com edição especial XJ50

By on 27 Abril, 2018

A Jaguar comemora os 50 anos do XJ, o topo de gama das suas berlinas de luxo, um veículo de prestígio que durante cinco décadas foi a escolha de empresários de sucesso, políticos, estrelas e também de realeza, com o lançamento de um novo modelo edição especial. O XJ50 da Jaguar, que foi apresentado no Salão Automóvel de Pequim, comemora o meio século de alta performance, tecnologia de ponta e luxo característicos da marca.

Em Espanha e Portugal estará disponível com a carroçaria SWB e LWB, em ambos os casos com o motor diesel de 300 CV. O XJ50 conta também com atualizações exteriores que incluem os para-choques dianteiro e traseiro Autobiography. Isto, em conjunto com as novas jantes Venom de 20 polegadas, uma grelha dianteira preta e logótipos exclusivos nas grelhas laterais e traseira, distinguem a edição aniversário. Efetivamente, dispõe agora de uma paleta de cores que inclui Fuji White, Santorini Black, Loire Blue e Rosello Red.

No interior, o habitáculo luxuoso conta com bancos Softgrain acolchoado suave com design de diamante, um “leaper” em relevo nos encostos de cabeça e um logótipo XJ50 no apoios de braços central. A gravura exclusiva com a marca e as proteções da embaladeiras iluminadas com o logótipo XJ50, em conjunto com as patilhas de seleção de velocidades anodizadas e os pedais em metal brilhante, marcam também a diferencia na edição aniversário.

“Com meio século de história, o Jaguar XJ mantém-se fiel ao seu legado com um equilíbrio excecional entre design elegante, performance inteligente e luxo indulgente, assegurando que se diferencia dos outros veículos. É um veículo que merece ser celebrado e o XJ50 presta homenagem a um grande veículo da marca Jaguar, que acreditamos ser uma das berlinas desportivas mais elegantes do mundo”. Ian Callum, Director of Design, Jaguar

O XJ Série 1 foi o primeiro da gama distintiva em 1968 e, durante nove gerações, a berlina de luxo causou sensação em todo o mundo. Transportando personalidades ilustres e políticos ou sendo o veículo de escolha de empresários de sucesso e da realeza, o XJ foi um elemento fundamental das nossas estradas durante cinco décadas.

Inovador desde o seu lançamento, o XJ representou o enfoque vanguardista que diferenciou a berlina de luxo da Jaguar durante os últimos 50 anos. Quatro anos após o seu lançamento, tornou-se o único veículo no mundo de quatro portas e 12 cilindros que produção em série e o veículo de quatro portas mais rápido da sua época, com uma velocidade máxima de 225 km/h (140 mph).

Seguiram-se mais modelos, tanto com distância entre eixos convencional (SWB) como com distância entre eixos longa (LWB), bem como com estilos de carroçaria de duas ou quatro portas. Em 1975, o Série 2 disponibilizou pela primeira vez um modelo coupé de duas portas e o XJ40, em produção durante 8 anos desde 1986, introduziu a aclamada alavanca de seleção de velocidades em “J” e a suspensão autonivelante.

A revolucionária carroçaria monobloco em alumínio contribuiu para uma redução de 40 por cento do peso do XJ a partir de 2003, antes do XJ atual introduzir tecnologias adicionais como a tração às quatro rodas e um painel de instrumentos virtual. Em conjunto com a apresentação da icónica linguagem de design introduzida por Ian Callum, Jaguar Design Director, foi também apresentado um vidro traseiro envolvente e farolins traseiros inspirados nas garras de um felino.

Sempre em evolução, mas permanecendo uma das melhores berlinas do mundo, o XJ teve vários papéis importantes no grande ecrã. Os papéis principais em filmes como Love Actually e The Long Good Friday, bem como na saga de James Bond, são prova da atração cultural intemporal do XJ.

O XJ50 é um digno tributo ao estilo e performance intemporais da berlina de luxo da Jaguar. Já se encontra disponível com um preço desde 74.280 £ (85.437 €) no Reino Unido.

Evolução do Jaguar XJ:

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)