Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Jaguar E-Type 60th Anniversary, a coleção limitada do “renascer” de um clássico

By on 12 Março, 2021

A Jaguar decidiu celebrar o 60º aniversário do Jaguar E-Type com uma edição especial. A denominada 60th anniversary consiste na venda de seis pares (um coupé e um cabrio) de um dos carros mais icónicos da marca britânica. As criações vão ser todas iguais, com base nas unidades com as matrículas 9600 HP e 77 RW, os dois veículos que foram experimentados pela imprensa durante a apresentação ao público do novo E-Type no Salão Automóvel de Genebra.

As 12 unidades (6 coupe e 6 cabrio) vão estar equipadas com o motor seis cilindros em linha de 3.8 litros, mas com várias melhorias que não existiam há 60 anos. É o caso de um melhorado sistema de refrigeração, ignição eletrónica e nova transmissão manual de cinco velocidades. Tudo isto é acompanhado por 265 cavalos, transmitidos às rodas traseiras. Destaque ainda para a inclusão de um sistema de escape em aço inoxidável.

No interior, encontramos um visual semelhante ao clássico, mas com alguns toques modernos. É o caso do sistema de infotainment incluído num rádio de estilo retro e a identificação desta edição. Contudo, o grande ponto de destaque encontra-se na consola central. De facto, a Jaguar Classics criou um mapa com o percurso feito pelos veículos. No caso do coupé, encontramos o trajeto de Coventry até Genebra, algo que foi feito por durante a noite por Bob Dewis, acompanhado pela frase “eu pensava que tu nunca ias conseguir chegar aqui” dita pelo fundador, Sir Williams Lyons. Já o cabrio recebe a frase “larga tudo e vem agora”, a frase dita por Lyons quando percebeu que necessitava de uma segunda unidade em Genebra.

Por fim, relembrar que apenas vão ser vendidos seis pares de veículos. Se está interessado, deve contactar diretamente a Jaguar Classics, de forma a fazer parte da lista de interessados.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)