Lamborghini Huracán Sterrato: Edição limitada Ad Personam inspirada na natureza
Xiaomi SU7: Vendas muito acima do esperado

Jaguar E-Type… elétrico?!

By on 27 Agosto, 2018

Heresia! Sacrilégio!! O horror… o drama!!! Clamam a plenos pulmões os guardiões da história da Jaguar, os tradicionalistas que já tinham clamado raios e coriscos quando a casa britânica lançou-se na realização de réplicas modernas do E-Type.

Bom, os homens da Jaguar Classic foram mais longe e lançaram a ideia de fazer um E-Type… elétrico! Pelo visto há muitos que não pensam como os guardiões da história da marca, tantos que levaram a Jaguar a fazer uma pequena série de “velhos” E-Type com modernas unidades de potência puramente elétricas.

A ideia surgiu em 2017 sob a forma de protótipo e teve a honra de participar no casamento do Príncipe Harry, já este ano. Uma exposição mediática de tal modo poderosa que levou a casa britânica a avançar para uma pequena série de modelos E-Type elétricos, anunciada, onde mais poderia ser?!, no Concours d’Elegance de Pebble Beach. E os responsáveis da Jaguar afirmaram, mesmo, que “foi o conjunto alargado de reações muito positivas ao protótipo” que os levaram a apostar neste caminho.

Assim, Pebble Beach foi o palco para mostrar a evolução do protótipo E-Type Zero. A maior diferença foi a passagem da cor azul para um tom acobreado, pois tudo o resto está exatamente na mesma, ou seja, o melodioso seis cilindros em linha dá lugar a um conjunto de baterias de lítio com dimensões e peso semelhantes aos do bloco Jaguar.

Mas o Jaguar E-Type Zero está feito de uma forma muito curiosa. As baterias ocupam o espaço do motor, o motor elétrico está no lugar antes ocupado pela caixa manual e a repartição de massas é igual à do carro original. Com 300 CV, o motor elétrico oferece uma aceleração 0-100 km/h de 5,5 segundos e uma autonomia máxima de 270 km, graças às baterias de 40 kWh. Esta implementação de todos os elementos no espaço anteriormente ocupado pela mecânica tradicional, permite que aqueles que tenham algum arrependimento e queiram voltar ao bloco de seis cilindros, o possam fazer. Basta comorar a unidade motriz à Jaguar Classic que eles montam tudo!

Outro pontapé na tradição da Jaguar foi desenhar um ecrã digital sensível ao toque que pode ser aplicado ao interior dos novos E-Type Zero, embora tudo depois possa ser reversível. Está aqui montado um belo negócio, não acham?!

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)