Jaguar F-Pace consegue 5 estrelas nos testes EURO NCAP

By on 14 Dezembro, 2017

O SUV de alto rendimento Jaguar F-PACE alarga as suas credenciais com as cinco estrelas atribuídas pelo consórcio Euro NCAP, que se juntam ao título de World Car of the Year 2017.

O F-PACE, que também conseguiu o título de Design do Ano nos prémios World Car Awards 2017, obteve uma pontuação de 93% no que toca à proteção dos ocupantes adultos, 85% em relação às crianças e 80% no referente aos peões.

O F-PACE é o veículo familiar por excelência, já que combina um design premiado, engenharia inovadora e também a classificação de cinco estrelas em questões de segurança. Este resultado também confirma a boa situação atual da família PACE em relação à matéria de segurança, uma vez que o novo SUV compacto E-PACE acaba igualmente de receber as cinco estrelas.

O F-PACE possui um avançado conjunto de tecnologias de segurança, como a Travagem de Emergência Autónoma com deteção de peões incluída de série e que permite identificar uma situação de risco de colisão com veículos ou peões travando automaticamente o veículo. O sistema demonstrou um rendimento excelente e obteve a pontuação máxima nos testes de peões, bem como no que toca a minimizar as situações interurbanas de perigo.

Para Nick Rogers, Product Engineering Executive Director da Jaguar Land Rover, “O Jaguar F-PACE combina engenharia e um design premiado com uma segurança excecional. A leve carroçaria com um elevado teor de alumínio do veículo que detém o título de World Car do Ano 2017 oferece uma proteção excelente e um rendimento dinâmico a todos os proprietários de um Jaguar. A classificação de cinco estrelas atribuída pelo consórcio Euro NCAP estava garantida graças aos aperfeiçoamentos levados a cabo nas tecnologias de segurança ativa, como é o caso do sistema Forward Traffic Detection e do sistema de Monitorização do Estado do Condutor”.

O F-PACE passou a ser o Jaguar que mais depressa se vendeu, com o veículo número 100.000 a sair recentemente da linha de produção da fábrica de Solihull da Jaguar Land Rover. O SUV de alto rendimento recebeu mais de 70 prémios internacionais, incluindo os galardões de World Car e World Car Design do Ano 2017.

O F-PACE possui uma arquitetura com alto teor de alumínio e seis airbags para criar um habitáculo ultrarresistente de segurança para os ocupantes, além de um conjunto de sistemas de segurança e de apoio ao condutor. A combinação de medidas de segurança ativa e passiva conferiram-lhe a classificação global de 85% atribuída pelo consórcio Euro NCAP.

  • Travagem de Emergência Autónoma com deteção de peões: emite um aviso sonoro de colisão frontal e, se o condutor não reagir, trava o veículo para evitar ou reduzir a gravidade da colisão
  • Forward Traffic Detection:detecta obstáculos que se cruzam na trajetória do veículo e emite um sinal visual na consola central em caso de uma eventual situação de perigo.
  • Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Queue Assist:reduz automaticamente a velocidade se o veículo da frente começar a circular mais devagar e, quando o caminho que o precede voltar a estar livre, recupera a velocidade pré-estabelecida.
  • Assistente de Mudança Involuntária de Faixa:detecta se o condutor está a mudar acidentalmente de faixa e roda o volante no sentido contrário para corrigir a posição do veículo.
  • Reverse Traffic Monitor:avisa o condutor com sinais sonoros e visuais caso existam veículos, peões ou outros perigos que se aproximem por qualquer dos lados.
  • Monitorização do Estado do Condutor:identifica os níveis de fadiga do condutor ao supervisionar os movimentos do volante, do acelerador e do travão, emitindo avisos sempre que o sistema identifica o cansaço do condutor.
  • Assistente de Ângulo Morto:caso os veículos se aproximem demasiado ou muito rapidamente, activa o indicador intermitente de ângulo morto e guia o veículo para que se afaste com segurança se o veículo começar a mudar de faixa.

Vídeo: Euro NCAP Crash Test of Jaguar F-Pace

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)