Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In
Jaguar Land Rover transforma digitalmente a sua organização

Jaguar Land Rover inaugura nova fábrica na Eslováquia

By on 26 Outubro, 2018

Um investimento de 1400 milhões de euros deu origem a uma nova unidade de produção em Nitra, na Eslováquia, que emprega 1500 pessoas e irá contribuir para o aumento da produção da Jaguar Land Rover.

É a estreia de uma marca britânica na construção de uma fábrica na Eslováquia, depois da “joint venture” na China (2014), da fábrica no Brasil (2016) e fabrico na Índia (201) e na Áustria (2017). Desta forma, a Jaguar Land Rover consegue proteger-se da flutuação cambial e proteger o negócio, olhando para o que poderá suceder depois do Brexit.

A fábrica de Nitra emprega 98% de eslovacos, dos quais 30% são mulheres, num total de 1500 pessoas, às quais se vão juntar mais 850 pessoas que vão ser contratadas a partir de novembro. Todos participaram e vão participar num programa de formação à medida, com 12 semanas de duração, ministrada numa Academia de Formação, a primeira da Jaguar Land Rover fora do Reino Unido e que exigiu um investimento de 7,5 milhões de euros.

Com 300 mil metros quadrados, esta nova fábrica alberga as mais recentes técnicas de fabrico em alumínio e terá uma capacidade de 150 ml unidades/ano. O primeiro modelo a sair da linha de montagem foi um Land Rover Discovery, no passado mês de setembro.

A nova fábrica conta com as mais recentes tecnologias e é a primeira na Europa a utilizar o sistema de transporte Pulse da Kuka, que chega a ser 30% mais rápido no tempo de entrega em comparação com os sistemas de transporte tradicionais. Além disso, vai contar com um novo processo de pintura automatizado com o qual vai assegurar a melhor qualidade existente e com o menor impacto no meio ambiente.

A Jaguar Land Rover decidiu investir na responsabilidade social. Nos últimos seis meses dedicou cerca de 500 horas de trabalho voluntário a projetos localizados nas comunidades perto de Nitra; lançando o seu primeiro programa de subsídios para funcionários e apoiando 12 projetos locais, incluindo a primeira sala sensorial terapêutica de Nitra ou a mais recente abertura do fundo de dotação da Pontis Foundation, para apoiar futuros projetos locais.

No próximo mês de novembro, pela terceira vez, terá lugar a competição Land Rover 4×4 Schools na Eslováquia. Nesta prova irão participar 10 escolas da Eslováquia com o design e construção de um veículo de tração às quatro rodas e controlo remoto capaz de vencer as pistas e os terrenos mais difíceis. Além disso, o desafio Jaguar Primary School Challenge terá lugar este ano, pela primeira vez, na Eslováquia.

Estes projetos estão concebidos para aproximar o mundo do trabalho à vida real, bem como para aumentar o conhecimento acerca das várias opções de trabalho disponível para os jovens.

Ralf Speth, o CEO da Jaguar Land Rover referiu na ocasião da inauguração da fºabrica de Nitra que “Um negócio global requer deixar a tua marca nas operações globais. Enquanto o coração e a alma da Jaguar Land Rover permanecem fielmente no Reino Unido, a expansão internacional fortalece e enriquece o nosso negócio no Reino Unido. A inauguração desta fábrica vanguardista em Nitra, na Eslováquia, representa o início de uma nova era no fabrico da Jaguar Land Rover. Estas instalações representam a nossa mais recente aposta no programa de globalização a longo prazo. O arranque desta fábrica da Jaguar Land Rover na Eslováquia representa a última conquista do nosso programa de globalização e o culminar de quatro anos de planeamento. Como sucede com as nossas fábricas de fabrico em série localizadas no Reino Unido, China, Brasil, India e Áustria, esta fábrica na Eslováquia, equipada com a mais recente tecnologia, vai complementar e apoiar as nossas funções empresariais de I+D e engenharia com sede no Reino Unido”

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)