Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In
Jaguar Land Rover transforma digitalmente a sua organização

Jaguar Land Rover lançou programa de reciclagem de alumínio

By on 2 Abril, 2019

Tendo como objetivo reduzir as emissões de CO2 e o desperdício no inteiro processo de produção, a Jaguar Land Rover lançou um programa de reciclagem de alumínio.

Chama-se “Reality Project” e destina-se a recuperar alumínio de veículos em fim de vida, derrete-lo e recicla-lo em material de elevada qualidade que possa ser utilizado para novos modelos.

Este programa começou com alumínio retirado dos vários modelos i-Pace de pré-produção, sendo que as baterias também são retiradas e valorizadas para nova utilização. Parte de uma iniciativa do grupo britânico para reduzir o impacto do CO2 na produção de novos veículos e minimizar o desperdício de material sempre que se finaliza a vida de um veículo.

Contas feitas, reclama a Jaguar Land Rover, “já reduzimos em 46% o valor global de emissões de CO2 no processo de fabrico, por veículo e continuamos comprometidos com uma maior e acelerada descarbonização do processo.” Recordamos que a Jaguar Land Rover gasta, por ano, 180 mil toneladas de alumínio e que entre setembro de 2013 e janeiro deste ano, já reutilizou 300 mil toneladas de material recuperado de veículos em fim de vida. E isto tudo feito pela própria Jaguar Land Rover, que ao contrário de outros construtores, não subcontratou o processo a empresas externas.

Por exemplo, o Jaguar XE recorre, amplamente, ao alumínio e mais de metade do carro é feito com material reciclado, assegurando a Jaguar Land Rover, através de um grupo de cientistas de uma universidade de Londres, que o material obtido depois da reciclagem, é capaz de oferecer as mesmas características de material novo e, sobretudo, condições de segurança em caso de embate.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)