Jaguar diz adeus ao XE, XF e F-Type: Apenas SUVs em 2024, com nova era a caminho
Jaguar Land Rover viram-se para os híbridos Plug In

Jaguar Land Rover recebem sistemas de inteligência artificial da NVIDIA

By on 18 Fevereiro, 2022

A Jaguar Land Rover acaba de anunciar a sua nova parceria com a NVIDIA, através da qual pretende melhorar a experiência de utilização dos seus produtos num futuro próximo.

A empresa líder em soluções de inteligência artificial e informáticas será uma peça-chave para a Jaguar Land Rover no desenvolvimento dos mais avançados sistemas de condução automática, mas também na criação de novos serviços baseados em IA.

A partir de 2025, todos os veículos novos da Jaguar e Land Rover serão baseados na plataforma definida por software NVIDIA DRIVE™ para disponibilizar uma variedade abrangente de sistemas de segurança, condução e estacionamento automáticos e assistência ao condutor. O veículo irá incorporar funções internas de inteligência artificial, como os controlos do condutor e dos passageiros, em complemento a uma visualização avançada do ambiente exterior.

Esta solução integral baseia-se no NVIDIA DRIVE Hyperion™, que incorpora computadores de veículo autónomo centralizado DRIVE Orin™; o software DRIVE AV e DRIVE IX; sistemas de segurança e interligação; e sensores periféricos. DRIVE Orin funciona como o cérebro de inteligência artificial do veículo e controla o sistema operativo da Jaguar Land Rover, enquanto o DRIVE Hyperion adota a função de sistema nervoso central.

Em complemento, a Jaguar Land Rover irá tirar partido das soluções do seu próprio centro de dados de desenvolvimento com o NVIDIA DGX™ para ir melhorando os modelos de inteligência artificial e o software DRIVE Sim incorporado no NVIDIA Omniverse™ para disponibilizar uma simulação de grande precisão em tempo real. As funções definidas por software da Jaguar Land Rover e a sua arquitetura de validação e verificação integral irão permitir a utilização de serviços inovadores de condução automática e assistida ao longo de toda a vida do veículo graças às diferentes atualizações de software sem fios.

Nas palavras de Thierry Bolloré, o CEO da Jaguar Land Rover, “a parceria e o intercâmbio de conhecimentos com a NVIDIA, uma empresa líder no setor, é o fator chave para materializar a nossa estratégia Reimagine e definir novos padrões de qualidade, tecnologia e sustentabilidade. A Jaguar Land Rover irá produzir um dos veículos de luxo mais cobiçados do mundo, com serviços para os clientes mais exigentes. A nossa parceria estratégica a longo prazo com a NVIDIA irá abrir a porta a um mundo de possibilidades para os nossos veículos futuros, à medida que a empresa continua a sua transformação numa poderosa referência digital a nível mundial”.

Para Jensen Huang, o fundador e CEO da NVIDIA, “os veículos da nova geração irão transformar o setor automóvel num dos setores tecnológicos maiores e mais avançados. As frotas de veículos programáveis e definidas por software irão disponibilizar novas funcionalidades e serviços durante a vida de cada veículo. É para nós um prazer colaborar com a Jaguar Land Rover para reinventar o futuro do transporte e criar os veículos mais avançados”.

Ensaios: consulte os testes aos novos carros feitos pelos jornalistas do Auto+ (Clique AQUI)